Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Perícia da Polícia Civil ainda depende da remoção de escombros de viaduto 

Investigadores aguardam retirada de tabuleiro e escavação para chegar ao pilar afundado

Minas Gerais|Do R7

Delegado que investiga queda de viaduto já ouviu 53 vítimas da tragédia
Delegado que investiga queda de viaduto já ouviu 53 vítimas da tragédia Delegado que investiga queda de viaduto já ouviu 53 vítimas da tragédia

Em coletiva nesta sexta-feira (25), os delegados da Polícia Civil que coordenam as investigações sobre a queda do viaduto Guararapes, na avenida Pedro I, em Belo Horizonte, explicaram que a perícia só poderá avançar quando as estruturas que permanecem no entorno do pilar que afundou forem retiradas. Quando os investigadores tiverem acesso à área escavada é que se poderá determinar um prazo para a conclusão dos trabalhos, quando a polícia pode pedir o indiciamento de responsáveis.

Leia mais notícias no R7 Minas

Os delegados Hugo e Silva, regional de Venda Nova, e Marcos Paiva, diretor do Instituto de Criminalistica, afiram que a retirada dos escombros é cautelosa, por causa dos riscos de atuação na área e para minimizar os impactos para a vizinhança.

— Só conseguiremos chegar a uma conclusão quando escavarmos o entorno do pilar que afundou. Vamos escavar cerca de três metros e meio de profundidade até chegar na cabeça das estacas deste bloco.

Publicidade

Nesta fase do estudo, os policiais poderão verificar se está correto o laudo apresentado pela Cowan, que afirma que foi usado apenas do 10% do aço necessário para o bloco. Com isso, apenas dez das duas estacas de contenção receberão todo o peso previsto, de cerca de 3.000 toneladas, e desabaram. O erro provocou a morte de duas pessoas e feriu 23. Os policiais não vão usar o estudo da empresa para finalizar o trabalho. A Cowan, que executou a obra, culpa a Consol, empresa responsável pelo projeto-executivo. A Consol rebate a responsabilidade.

A demolição da alça que permaneceu de pé não interfere na perícia, segundo a Polícia Civil. Como o pilar que afundou tem estrutura semelhante, a alça que restou pode ser demolida. Só atrapalharia o trabalho dos peritos se houvesse intervenção no pilar afundado.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.