Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Petroleiros entram em greve após surto de covid em Betim (MG)

Sindicato dos Petroleiros exige que a Petrobrás restrinja funcionamento da refinaria aos serviços essenciais

Minas Gerais|Lucas Pavanelli, do R7, com RecordTV Minas

Trabalhadores entraram em greve em Betim (MG)
Trabalhadores entraram em greve em Betim (MG) Trabalhadores entraram em greve em Betim (MG)

Petroleiros da refinaria Gabriel Passos, em Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte, entraram em greve nesta segunda-feira (22). Eles pressionam a Petrobras para interromper os serviços não-essenciais no local devido a um surto de covid-19 entre os trabalhadores. 

De acordo com o coordenador-geral do Sindipetro-MG (Sindicato dos Petroleiros de Minas Gerais), Alexandre Finamori, os trabalhadores atenderam à reivindicação do sindicato e ficaram em casa. 

- A refinaria mantém, em plena Onda Roxa, mais de 2.200 trabalhadores a mais na refinaria, em pleno surto de covid-19. que está ocorrendo aqui na Regap. 

A situação foi denunciada por meio de uma carta encaminhada ao MPT (Ministério Público do Trabalho) e entidades de saúde de Betim. 

Publicidade

O documento informa que, nas últimas semana, foram registrados mais de 100 casos de covid-19 entre os trabalhadores. De acordo com o sindicato, as contaminações teriam ocorrido durante uma Parada de Manutenção, quando cerca de 2 mil pessoas foram convocadas "para realizar diversas tarefas" de forma presencial na unidade. 

"O aumento no contingente presencial da Regap de mais de 2 mil pessoas significa que o efetivo quase dobrou de tamanho para trabalhar praticamente no mesmo espaço. Ainda, para esse aumento, há indivíduos e equipes inteiras que vem de outros estados, o que poderia aumentar o risco de contágio pelas novas variantes do coronavírus", diz o texto. 

Publicidade

Ainad segundo o Sindipetro, 10 trabalhadores precisaram ser internados em decorrência da covid-19, dos quais quatro são da Petrobras. 

O sindicato teria pedido o adiamento da Parada de Manutenção, o que não foi acatado pela empresa.

Publicidade

Outro lado

Em nota, a Petrobras diz que "não tem medido esforços para enfrentar a pandemia de covid-19" e que vem adotando medidas para proteger a saúde dos colaboradores. De acordo com a empresa, todo o país vem registrando alta nos casos de covid-19 e isso também ocorre entre os seus funcionários. 

Confira a nota na íntegra

A Petrobras não tem medido esforços para enfrentar a pandemia de Covid-19, que assola não só a empresa, mas todo o país e o mundo. A companhia é responsável por prover serviços essenciais, como o fornecimento de combustíveis e energia que abastecem ambulâncias, hospitais e veículos de carga e transporte. Por isso, vem adotando medidas para proteger a saúde dos seus colaboradores, mitigar a propagação do vírus na companhia e assegurar a prestação dos serviços indispensáveis ao atendimento das necessidades inadiáveis à sociedade brasileira.

Infelizmente, observa-se o aumento dos casos em todo o país e esse aumento de incidência da Covid-19 no país tem reflexo também entre os colaboradores da Petrobras. Por isso, a companhia tem adotado medidas robustas de prevenção desde o início da pandemia. As medidas da Petrobras estão entre as mais rigorosas adotadas no segmento de petróleo. Em todas as unidades da companhia, foi adotado o teletrabalho para as atividades que podem ser realizadas de forma remota. E medidas de prevenção foram implantadas para evitar a contaminação dentro das unidades da empresa. A companhia, por exemplo, testa todos os colaboradores com suspeita, sendo uma das primeiras empresas brasileiras a realizar esse procedimento em larga escala com taxas de testagem por população maior que a de muitos países.

Na Refinaria Gabriel Passos (Regap), desde maio de 2020 são aplicados testes rápidos em todos os colaboradores, como triagem para evitar a contaminação dentro das instalações da unidade. Além disso, foram implantadas as seguintes ações preventivas para os profissionais que atuam presencialmente:

· Todos os colaboradores passam por avaliação de saúde, com medição de temperatura, diariamente, na entrada da refinaria.

· Foi adotado o turno de 12 horas, diminuindo o rodízio de pessoas na refinaria.

· Foram reforçadas as medidas de higiene e distanciamento, além do uso obrigatório de máscaras

· A refinaria contratou agentes que fiscalizam diariamente o cumprimento dessas medidas durante a parada.

· As equipes de saúde foram reforçadas. Todos os colaboradores são orientados a reportar qualquer sintoma e, a partir da identificação de sintomas, recebem atendimento médico, são testados e encaminhados para quarentena. Os contactantes também são identificados e passam pelo mesmo procedimento.

Em relação ao movimento grevista, a Petrobras informa que a Regap opera com equipes de contingência sem impacto na produção. O movimento de greve causa enorme estranheza à Companhia visto que o Acordo Coletivo de Trabalho 2020-2022 foi pactuado há cerca de 6 meses.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.