Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

PF cumpre mandados em empresas suspeitas de mineração ilegal

Ação foi realizada na região metropolitana de BH e em São Paulo; empresas simulavam terraplanagem, mas na verdade retiravam toneladas de minério

Minas Gerais|Célio Ribeiro*, do R7, com Vinícius Araújo, da Record TV Minas

A Polícia Federal cumpriu, nesta quinta-feira (24), 12 mandados de busca e apreensão em escritórios de empresas suspeitas de mineração ilegal em um terreno em Nova Lima, na região metropolitana de Belo Horizonte.

Dos 12 mandados, 10 foram cumpridos na Grande BH. Os outros dois foram em Candeias, a 240 km de Belo Horizonte, e em São Paulo. Os policiais apreenderam documentos, diversos computadores e também mídias físicas.

Pelo menos seis empresas são investigadas por envolvimento no esquema. A suspeita é de que elas simulavam serviços de terraplanagem enquanto retiravam metais do local, que fica no limite entre BH e Nova Lima.

Empresas simulavam terraplanagem para poderem minerar
Empresas simulavam terraplanagem para poderem minerar Empresas simulavam terraplanagem para poderem minerar

Segundo as investigações, toda a operação era planejada e dividida entre as empresas. As mineradoras Valefort e Boa Vista eram responsáveis por remover a terra, enquanto a Fleurs Global beneficiava o material rochoso, transformando-o em metal. De acordo com o inquérito, o grupo teria retirado, entre fevereiro e maio, 100 caminhões de terra por dia.

Publicidade

Em maio, cerca de 600 toneladas de minério de ferro retirados do local haviam sido apreendidas em uma operação da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, que contou com a participação das Polícias Militar e Federal.

No dia 9 de setembro, uma das empresas já havia sido alvo de uma operação da Polícia Civil, que também investiga a extração de minério e desmatamento ilegais. Neste inquérito, a mineradora é suspeita de ter expandido sua operação para áreas vizinhas, nas quais não tinha licença para a exploração.

Publicidade

A RecordTV Minas entrou em contato com as empresas envolvidas, mas, até o momento, não obteve retorno.

*Estagiário do R7 sob a supervisão de Flavia Martins y Miguel.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.