Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

PM suspeito de espancar e matar jovem em MG teria forjado B.O.

Boletim de ocorrência registrou que rapaz foi socorrido após uma rixa. Imagens da Record TV, no entanto, mostram homem agredido por um cabo

Minas Gerais|Paulo Henrique Lobato, Do R7, com Ezequiel Fagundes, Da RecordTV Minas

Jovem levou dois golpes de bastão na cabeça
Jovem levou dois golpes de bastão na cabeça Jovem levou dois golpes de bastão na cabeça

O ouvidor de Polícia do Estado de Minas Gerais, Paulo Vaz Alkmim, disse haver indícios de que um grupo de militares forjou o boletim de ocorrência da morte de um jovem de 23 anos em Sabará, na região metropolitana de Belo Horizonte.

O rapaz, conhecido apenas como Dener, perdeu a vida no domingo (11), após sete dias internado num hospital, vítima de traumatismo craniano. No boletim de ocorrência, policiais relataram que o rapaz havia sido socorrido após se envolver numa rixa, cair e bater a cabeça no asfalto. 

Imagens obtidas pela Record TV Minas e exibidas com excluvidade na sexta-feira (9) mostram que o jovem foi socorrido após ser agredido por um cabo da corporação. Dener levou dois golpes de bastão e um chute na cabeça.

Desacordado, ele caiu com o rosto no asfalto e teve uma convulsão.

Publicidade

Na avaliação do ouvidor, o vídeo pode ser considerado uma prova para incriminar o agressor. Para Alkmim, a imagem contém indícios suficientes para o autor ser denunciado por homicídio doloso (quando há intenção do assassinato).

— Foi aberto um inquérito plicial militar. A princípio, o que nós vimos foi uma atitude de extrema violência e covardia. Não utilizou os seus aprendizados na Academia de Polícia Militar, onde passou por 11 meses de treinamento. (...) O fato é lamentável. A mesma guarnição alegou que se tratava de uma rixa, contando uma história que não está de acordo com o que estamos vendo naquela filmagem. 

Publicidade

Leia mais notícias no R7 

O ouvidor avalia que os demais policiais presentes à ocorrência foram testemunhas do caso e, por entender que o boletim foi forjado, todos que participaram da desastrada abordagem devem responder por falsidade ideológica.

Publicidade
Dener voltava de uma festa de pré-carnaval
Dener voltava de uma festa de pré-carnaval Dener voltava de uma festa de pré-carnaval

Desde que a Record TV Minas revelou os detalhes da abordagem, esta é a primeira vez que uma autoridade do Estado fala sobre o asssunto. Procurado pela reportagem nesta quarta-feira (14), o major Flávio Santiago, chefe da Assessoria de Imprensa da PM, não respondeu às perguntas.

Como o autor é militar, o ouvidor informou que o inquérito policial militar foi instaurado. No fim da investigação, o caso deverá seguir para o Tribunal de Justiça Militar. Além do inquérito militar, o cabo será alvo de um inquérito da Polícia Civil.

Veja o momento da agressão:

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.