Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Polícia Federal apura irregularidades na implantação do Move em Belo Horizonte

Prefeitura procurou o Ministério Público para investigar possível fraude em licitação

Minas Gerais|Do R7

Estão sendo apurados fraude em licitação pública, além de superfaturamento, peculato, corrupção e lavagem de dinheiro
Estão sendo apurados fraude em licitação pública, além de superfaturamento, peculato, corrupção e lavagem de dinheiro Estão sendo apurados fraude em licitação pública, além de superfaturamento, peculato, corrupção e lavagem de dinheiro

A Polícia Federal instaurou inquérito para apurar uma série de irregularidades nas obras de implantação do sistema BRT/Move, nas avenidas Antônio Carlos e Pedro 1º, em Belo Horizonte. O projeto recebeu recursos da União, por meio da Caixa Econômica Federal, do Governo de Minas Gerais e do poder municipal. As apurações foram motivadas por denúncia feita pelo Ministério Público do Estado e a pedido do próprio prefeito da capital mineira, Marcio Lacerda.

O caso foi revelado em matéria publicada pelo jornal Hoje em Dia, que teve acesso aos documentos encaminhados pelo promotor de Justiça, Leonardo Barbabela, à Polícia Federal. A corporação confirmou que os fatos estão sendo investigados, mas ressaltou que não vai dar detalhes sobre a apuração em curso. Já Barbabela informou que os trabalhos estão sendo realizados em "total sigilo" e afirmou que o ofício foi enviado à PF em abril de 2013.

— A Prefeitura de Belo Horizonte procurou o Ministério Púpolblico para requerer a investigação e enviamos ofício à Polícia Federal em abril de 2013. Desde então, não tivemos posicionamento e é ela que deve falar sobre o assunto.

O objetivo do processo é apurar a prática de possível fraude em licitação pública, além de superfaturamento, peculato, corrupção e lavagem de dinheiro. A denúncia foi feita após suspeita de que a liberação de recursos da Caixa Econômica estaria sujeita à intermediação da empresa PR Consultoria, contratada pela Sudecap (Superintendência de Desenvolvimento da Capital). A reportagem do R7 tentou entrar em contato com os representantes da organização, mas ninguém foi encontrado para comentar o assunto.

Publicidade

Leia mais notícias no R7 MG

Resposta

Publicidade

Por meio de nota, a PBH confirmou que a apuração das supostas irregularidades partiu da própria instituição e informou que o contrato com a PR Consultoria foi suspenso em novembro de 2012. O órgão ressaltou ainda que o sistema BRT/Move foi implantado em etapas, que "exigem diversas intervenções e vários processos licitatórios e assinaturas de contratos".

Ainda conforme o comunicado, a prefeitura seguiu todos os procedimentos exigidos pela legislação e "sempre manteve total rigor e transparência na aplicação dos recursos". A prefeitura aponta ainda que todos os contratos passam por "rigorosa auditoria".

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.