Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Polícia Militar divulga esquema de segurança para clássico do Mineiro 

Cerca de 1500 policiais militares vão atuar em Belo Horizonte e na Grande BH antes, durante e depois do jogo 

Minas Gerais|Akemí Duarte, da Record TV Minas e Maria Luiza Reis*, Do R7

Efetivo será 8 vezes maior que o normal para jogos
Efetivo será 8 vezes maior que o normal para jogos Efetivo será 8 vezes maior que o normal para jogos

A PMMG (Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) realizou, nesta sexta-feira (1°), uma coletiva de imprensa para falar sobre o planejamento para o clássico entre Atlético e Cruzeiro, que acontecerá neste sábado (2), no Mineirão. O jogo único vai decidir o campeão mineiro de 2022. Desde a reforma do estádio, em 2013, esse é o terceiro clássico com torcida meio a meio. 

Durante a entrevista, a PM informou que o efetivo para a decisão vai ser oito vezes maior que o normal para jogos comuns. Cerca de 1500 policiais estarão trabalhando para manter a segurança dentro e fora do estádio. Segundo a corporação, o planejamento visa a segurança do torcedor antes, durante e depois do jogo.

O trânsito vai ser modificado na cidade para evitar o encontro das torcidas, blitz de lei seca será instalada e o policiamento no entorno do estádio e nos pontos de entrada será reforçado. 

Os portões vão ser abertos três horas antes do início da partida e não duas, como vinha acontecendo. Desde 2017, o Mineirão não recebe uma partida como esta, com a torcida dividida dentro do estádio. Mas, dessa vez, as principais torcidas organizadas dos dois times, Máfia Azul e Galoucura, estão banidas do estádio.

Publicidade

Reunião com as Organizadas 

A Máfia Azul e a Galoucura estão banidas do estádio até março de 2023. No entanto, a Polícia Militar se reuniu com representantes das duas torcidas para estabelecer regras para que o clássico seja de paz e não haja violência. O tenente-Coronel Flávio Santiago esclareceu que as marcas das organizadas foram banidas do estádio, mas que os torcedores continuam frequentando os jogos. 

Publicidade

Durante a reunião, um membro da torcida do Cruzeiro foi preso. O homem, de 36 anos, estava com um mandado de prisão por assalto em aberto e mesmo assim foi à reunião, que aconteceu no batalhão de choque da PM, no bairro Salgado Filho 

Serviço de Inteligência

Publicidade

Para evitar confrontos diretos, o Serviço de Inteligência da Polícia Militar está fazendo mapas de circulação das torcidas na cidade para evitar que elas se encontrem. Santiago explicou que o sistema também monitora a movimentação das torcidas na internet. Isso porque, atualmente, encontros entre membros das organizadas são marcados pelas redes sociais, como foi o caso da briga que deixou um torcedor morto, no dia 6 de março, no bairro Boa Vista, na região leste de Belo Horizonte.

O serviço considera os pontos tradicionais de encontro entre torcidas e também monitora possíveis pontos de encontro pós-jogo.

*Estagiária sob supervisão de Ana Gomes

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.