Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Polícia usa bombas de efeito para conter manifestação de professores

Profissionais da rede municipal de educação protestam por melhorias salariais em frente a Prefeitura de BH

Minas Gerais|Pablo NascimentDo R7

Batalhão de choque foi acionado para conter o protesto
Batalhão de choque foi acionado para conter o protesto Batalhão de choque foi acionado para conter o protesto

O Batalhão de Choque da PM (Polícia Militar) usou bombas de efeito moral e jatos de água para conter manifestantes na manhã desta segunda-feira (23), em frente a Prefeitura de Belo Horizonte. O ato foi realizado por profissionais da rede municipal de educação infantil.

Os servidores pedem a comparação salarial entre professores do ensino fundamental e das Umeis (Unidades Municipais de Saúde). Eles bloquearam a avenida Afonso Pena, em frente a Prefeitura, desde o final da manhã desta manhã. Cerca de 600 pessoas participaram do protesto. Até o veículo blindado da corporação foi acionado para contornar a situação.

Protesto fecha a avenida Afonso Pena

Agora: Manifestantes fecham a avenida Afonso Pena, no centro de Belo Horizonte, nos dois sentidos! Profissionais da educação infantil protestam contra as condições da categoria. Nas imagens que a #RecordTVMinas recebeu de telespectadores, é possível ver a ação da PM durante o ato. #R7MG #R7Minas #PortalR7

Posted by Record Minas on Monday, April 23, 2018

Em algumas Umeis, as aulas foram parcialmente ou completamente suspensas nesta quinta-feira. De acordo com o sindicato, a categoria está em "comando de greve" devido às negociações com a prefeitura em busca carreira única, principal pauta do sindicato e uma das promessas, ainda segundo o sindicato, do prefeito Alexandre Kalil (PHS), nas campanhas das eleições.

A Secretaria Municipal de Educação informou que vai se reunir com representantes da categoria. Segundo balanço feito pelo sindicato, 59 Umeis estão totalmente paradas e 103 parcialmente. Doze delas não teriam aderido à greve.

Publicidade

Em entrevista coletiva o prefeito Alexandre Kalil (PHS) afirmou que os manifestantes não haviam marcado horário para conversar com ele, mas se o tivessem feito seriam sido escutados. 

— Havia um trato com a prefeitura, eles trataram como iriam se manifestar e podem manifestar segunda, terça, quarta, quinta, sexta, sábado e domingo. Qual o problema? Agora trazer o caos para a cidade, é provocar o poder público.

Publicidade

O prefeito ainda defendeu a ação da polícia e afirmou que os profissionais sabem o que fazem.

Confira o vídeo na íntegra:

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.