Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

População carcerária aumenta 624% em sete anos em Minas Gerais

Minas liderou o crescimento do número de presos em todo o país 

Minas Gerais|Do R7

Em 2012, Minas tinha a segunda maior população carcerária do país
Em 2012, Minas tinha a segunda maior população carcerária do país Em 2012, Minas tinha a segunda maior população carcerária do país

Em sete anos, a população carcerária cresceu 624% em Minas Gerais. Os dados são do estudo "Mapa do Encarceramento: os jovens do Brasil", divulgado nesta quarta-feira (3) pela Secretaria Geral da Presidência da República, e revela que o Estado apresentou o maior aumento em comparação com as demais unidades da Federação.

Ainda conforme o estudo, uma das explicações para o crescimento das prisões em alguns estados está relacionado ao desenvolvimento de programas de repressão qualificada, visando principalmente a redução de homicídios. No caso de Minas Gerais, o programa Fica Vivo tem esse papel.

Leia mais notícias no R7 MG

Roubos puxam escalada de violência no interior de Minas

Publicidade

Esse aumento de encarceramentos no Estado foi impulsionado pela prisão de jovens (terceira maior aceleração da taxa no país - 105%) e negros (quarta maior aceleração da taxa no país - 88%). 

Em todo o país, o crescimento do número de presos foi de 74% no mesmo período e, segundo a pesquisa, está relacionado aos crimes contra o patrimônio e ocorrências de tráfico de drogas, que correspondem a cerca de 70% das causas de prisões. Já os crimes contra a vida somam 12% das prisões. 

Publicidade

Segunda maior população carcerária do país

Em 2012, o número total de presos no país era de 515.482 pessoas, sendo 45.540 em Minas. O estado tem a segunda maior população carcerária do Brasil, perdendo apenas para São Paulo, com 190.828 encarcerados.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.