Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Prefeito de BH anuncia construção de 77 centros de saúde em parceria com a iniciativa privada

Serão 17 unidades inauguradas e substituídos 60 centros que hoje funcionam em local precário

Minas Gerais|Do R7

BH conta com 147 centros de saúde para atender 2,4 milhões de habitantes
BH conta com 147 centros de saúde para atender 2,4 milhões de habitantes BH conta com 147 centros de saúde para atender 2,4 milhões de habitantes

O prefeito Marcio Lacerda (PSB) anunciou nesta quinta-feira (25), durante o almoço de Natal oferecido a 5.000 pessoas no Restaurante Popular, no centro de BH, a construção de 77 centros de saúde nos próximos anos. Devem ser investidos R$ 250 milhões nas obras, que terão edital publicado no sábado (27) pelo Diário Oficial para buscar empresas interessadas.

Leia mais notícias de Minas Gerais no Portal R7

O modelo adotado será de PPP (Parceria Público-Privada), quando empresas privadas são responsáveis pela obra e depois passam a administrar a manutenção e limpeza dos espaços, enquanto a prefeitura continua arcando com a contratação de profissionais de saúde.

Dos 77 imóveis, 60 serviram para substituir centros de saúde que hoje funcionam em imóveis impróprios para a atividade, como casas alugadas. Dezessete centros serão inaugurados. Segundo a secretaria municipal de saúde, são 147 centros atualmente em funcionamento.

Publicidade

Lacerda comparou as construções com o modelo usado para a educação infantil, que permitiu a construção de 100 UMEIs até o fim de 2014.

— Com mais conforto para os usuários e para os trabalhadores, a PPP funcionará nos mesmos moldes da PPP das escolas infantis. O investimento será de aproximadamente 250 milhões.

Além de problemas no atendimento, funcionários e pacientes reclamam da falta de segurança nos postos de saúde de BH:

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.