Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Prefeitura de BH deve manter votação de nome de gorila após acusação de racismo

Instituição encaminhou parecer favorável ao Ministério Público de Minas Gerais

Minas Gerais|Do R7

Presidente da ONG afirmou que escolha de nomes africanos reforça racismo
Presidente da ONG afirmou que escolha de nomes africanos reforça racismo Presidente da ONG afirmou que escolha de nomes africanos reforça racismo

A Prefeitura de Belo Horizonte informou, nesta sexta-feira (26), que deve manter a votação para a escolha do nome do segundo filhote de gorila nascido no zoológico da cidade. Conforme a assessoria de imprensa da PBH, a Procuradoria Geral do Município encaminhou ao MPMG (Ministério Público de Minas Gerais) parecer favorável à conclusão da eleição.

A Promotoria de Justiça de Defesa dos Direitos Humanos do MPMG recomendou à prefeitura que cancelasse a votação depois de receber uma denúncia feita por uma ONG da capital mineira. A representação da Insod (Instituto de Inovação Social e Diversidade Cultural) enviada ao MP questionou a escolha de nomes de origem africana para o gorila.

Leia mais notícias de Minas Gerais no R7

No documento, a organização afirma que considera a postura da Fundação Zoobotânica de Belo Horizonte "inaceitável", "no sentido de vincular um ícone histórico de racismo – o macaco – a nomes de origem africana, com o intuito, segundo a Fundação, de fazer homenagem à origem africana do animal, sem levar em consideração a magnitude dos danos aos grupos étnicos-raciais diretamente atingidos".

Publicidade

Já a recomendação feita pela promotoria explica que “muito embora bem intencionada, a votação pode atuar em sentido contrário ao pretendido: ao invés de prestar uma homenagem ao continente africano, contribuirá, por certo, para a perpetuação de uma opressão sistêmica e estrutural ao povo negro”.

Os nomes em votação são Ayo, que tem como significado “felicidade”, Bakari, que significa “o que terá sucesso”, e Jahari, que é “jovem forte e poderoso”. A ideia da prefeitura era batizar o segundo gorila com um nome africano para homenagear a origem do gorila. O primeiro filhote recebeu o nome de Sawidi, que em Tupi-Guarani quer dizer "é amado, querido, desejado".

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.