Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Prefeitura de Esmeraldas (MG) demite 500 funcionários contratados

Decisão foi tomada a partir de uma ordem da Justiça que obriga o desligamento dos servidores

Minas Gerais|Do R7

Prefeito diz que vai recorrer à decisão
Prefeito diz que vai recorrer à decisão Prefeito diz que vai recorrer à decisão

Cerca de 500 funcionários contratados da Prefeitura Municipal de Esmeraldas, na região metropolitana de Belo Horizonte, foram demitidos nesta quinta-feira (31). Segundo o prefeito da cidade, Glacialdo de Souza Ferreira, a decisão foi tomada depois que ele recebeu uma ordem judicial que obrigava o desligamento imediato dos servidores.

Ainda de acordo com o prefeito, a antiga gestão da prefeitura assinou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público do Estado de Minas Gerais que prometia regularizar as condições trabalhistas dos funcionários contratados. Quando tomou posse, Glacialdo não foi informado do termo e tomou conhecimento da situação apenas no segundo semestre de 2013.

Para resolver o caso, a prefeitura abriu um edital em dezembro do ano passado com 400 vagas para concursos públicos. Os convocados começaram a ser chamados em maio deste ano, de forma gradual, já que os acertos trabalhistas com os funcionários contratados comprometeria as finanças do órgão.

Leia mais notícias no R7 MG

Publicidade

Na última quarta-feira (30), o prefeito foi informado sobre a decisão judicial que determinava a rescisão imediata dos contratos dos funcionários. Ele realizou reuniões com representantes do Ministério Público para adiar a ordem, mas a decisão foi mantida. Na quinta-feira (31), a demissão foi anunciada para os funcionários. 

Segundo o prefeito, com a demissão de mais 500 pessoas, todos os serviços da cidade foram comprometidos. As escolas e os postos de saúde foram fechados temporariamente e o hospital está funcionando em escala mínima. A multa para cada funcionário que descumprir a decisão é de R$500 por dia.

Publicidade

Glacialdo informou ainda que vai recorrer à decisão judicial.

Esclarecimento

O Ministério Público de Minas Gerais rebateu as declarações do prefeito. De acordo com o órgão, a Promotoria de Justiça informou a administração municipal sobre a medida, por meio de ofícios encaminhados ao prefeito e ao secretário de Planejamento e Gestão.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.