Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Prefeitura de Mariana (MG) decreta calamidade financeira

Prefeito Duarte Júnior (PPS) assinou documento nesta segunda (25); decreto foi anunciado após paralisação total na Mina Alegria, que pertence à Vale

Minas Gerais|Matheus Renato Oliveira, do R7*, com informações da Record TV

Barragem de Fundão se rompeu em 2015
Barragem de Fundão se rompeu em 2015 Barragem de Fundão se rompeu em 2015

O prefeito Duarte Júnior (PPS), de Mariana, cidade mineira que fica a 110 km de Belo Horizonte, assinou um documento que decreta calamidade financeira no município, nesta segunda-feira (25). 

A ação do prefeito ocorre após a Vale parar completamente as atividades na Mina Alegria, na última quarta-feira (20). 

Veja mais: Sobrevivente de Mariana (MG) é encontrado entre as vítimas da Vale

A Mina teve as atividades paralisadas após inconclusão de laudos que atestem sua estabilidade. De acordo com a prefeitura, a paralisação provoca a queda na arrecadação do município na casa de R$ 8 milhões, o que inviabiliza a manutenção de serviços públicos.

Publicidade

Com o decreto de calamidade financeira, a cidade suspendeu concursos, cirurgias eletivas, manutenção de vias e o programa 'jovem aprendiz', que atendia 300 estudantes.

Além disso, cerca de 150 trabalhadores terceirizados e 250 estagiários serão afetados pelos cortes. Outro problema que afeta a cidade é o atraso nos repasses do Governo do Estado ao município.

Publicidade

A prefeitura de Mariana promete entrar na Justiça para ser ressarcida dos prejuízos causados pela suspensão da atividade mineradora.

* Estagiário do R7, sob supervisão de Pablo Nascimento

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.