Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Procon MG multa Americanas em R$ 11 milhões após denúncia de consumidores 

Segundo promotor, empresa não cumpriu ofertas, cancelou compras e não entregou produtos vendidos pela internet

Minas Gerais|Maria Luiza Reis. do R7 e Antônio Paulo, da Record TV Minas

Ação começou depois de reclamação de comprador
Ação começou depois de reclamação de comprador Ação começou depois de reclamação de comprador

O Procon de Minas Gerais informou, nesta terça-feira (31), que multou a Americanas em R$11 milhões. Segundo o órgão de defesa do consumidor, a medida foi tomada porque a empresa não cumpriu ofertas, cancelou compras e não entregou produtos vendidos pela internet.

A ação começou depois da reclamação do comprador de uma geladeira que não foi entregue. De acordo com o promotor de Justiça Fernando Abreu, que analisou o caso e aplicou a multa, ao não ter o produto anunciado em estoque, a empresa cometeu infração e lesou o consumidor — mesmo com o reembolso do valor pago, porque sairia mais caro atender o cliente e entregar a mercadoria anunciada e vendida pelo site da empresa. 

"Esse tipo de infração tem ocorrido repetidamente no mercado por parte de grandes empresas, que, em vez de tomar medidas para evitá-lo, preferem pagar eventual indenização ao consumidor, pois o valor da sanção seria menos onerosa à empresa do que criar mecanismos para o cumprimento do CDC", afirmou o promotor. 

O órgão ainda informou que o levantamento de um portal de reclamações apontou 445 queixas, em apenas dois anos, de consumidores mineiros de descumprimento de ofertas pela empresa e seus parceiros e da indisponibilidade de estoque de produtos vendidos no site da empresa. As reclamações foram registradas entre o período de 4 de janeiro de 2020 a 4 de janeiro de 2022.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.