Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Professor aplica prova pela janela para aluno atrasado; veja vídeo

Professor  de inglês aplicou a prova sem deixar estudante entrar na sala; ônibus havia atrasado e aluno chegou cinco minutos depois do início

Minas Gerais|Pablo Nascimento, do R7

Vídeo foi visto mais de 59 mil vezes
Vídeo foi visto mais de 59 mil vezes Vídeo foi visto mais de 59 mil vezes

Não foi em dupla e nem com consulta. A prova “diferente” para um aluno da Escola Estadual Santos Dumont, na região de Venda Nova, em Belo Horizonte, foi pela janela. A cena, no mínimo inusitada, aconteceu quando um professor de inglês resolveu dar uma chance ao estudante que chegou atrasado e foi impedido de entrar.

Impressionados, alunos gravaram a cena e o vídeo vizalizou nas redes sociais. Nas imagens, o professor Hudson Fernandes, de 44 anos, aparece na janela gritando frases em inglês. No pátio, um aluno traduzia rapidamente o que o mestre falava, em um estilo bate-bola.

O estudante é Henrique Venâncio, de 16 anos, morador do bairro Mantiqueira, também na região Venda Nova. O adolescente, que diz ter se preparado para a prova oral do dia, conta que chegou na escola cinco minutos após o horário permitido. A culpa teria sido do ônibus que atrasou.

— Eu até saí mais cedo de casa por causa da prova, mas não deu tempo.

Publicidade

Com o atraso, ele teve que aguardar no pátio até o segundo horário para entrar para sala de aula. Mas para a surpresa dele, Fernandes o chamou pela janela e perguntou se ele gostaria fazer a prova. No início, o aluno desconfiou e pensou que seria repreendido pelo horário.

— Eu pensei que ele estava brincando, mas ai ele fez a cara de sério que ele faz e eu vi que era verdade.

Publicidade
Professor diz que se sentiu incomodado
Professor diz que se sentiu incomodado Professor diz que se sentiu incomodado

A cena que já foi visualizada mais de 59 mil vezes na internet e dividiu a opinião de internautas. Alguns deles criticaram o professor, mas a maioria glorificou o ato. Fernandes conta que se sentiu lisonjeado com os elogios e revela o que o motivou a dar uma “forcinha” para o aluno.

— Na hora eu senti que estava excluindo ele do processo e resolvi dar uma chance.

Publicidade

O jovem não perdeu a oportunidade, tirou total na prova oral e saiu aplaudido pelos colegas. A atitude do professor de inglês, visto por Venâncio como um cara “de personalidade séria”, não só garantiu a nota do aluno, como também mudou a relação entre os dois. O jovem revela que depois do episódio passou a interagir mais nas aulas e passou a valorizar o trabalho do educador.

— Eu passei a ver o quanto ele é um professor legal e se esforça para dar aulas.

Procurada pelo R7, a Secretaria de Estado de Edução informou que a direção da escola se reuniu com Fernandes para conversar sobre a “conduta inadequada”. Segundo a direção, os alunos que chegam atrasados devem esperar o próximo horário para não tumultuar as atividades escolares. Por meio da Secretaria, a inspetora da escola informou que o professor tem autonomia para repetir os testes aos alunos, não precisando de agir como ele fez.

Confira a nota na íntegra:

"A Secretaria de Estado de Educação informa que a direção da Escola Estadual Santos Dumont, em Belo Horizonte, se reuniu na última terça-feira (22/05) com o professor e a inspetora escolar responsável pela unidade para conversarem sobre esse episódio ocorrido na escola e a conduta inadequada adotada pelo servidor. A direção esclareceu que, de acordo com o regimento escolar da unidade, que já é de conhecimento de todos os funcionários e estudantes, após o início da aula, o aluno que chega atrasado deve aguardar o próximo horário para entrar na sala de aula, de forma a manter a organização da escola e não tumultuar o início das atividades escolares. A inspetora salientou ainda que qualquer professor tem autonomia para repetir uma atividade avaliativa, em um momento adequado e acertado entre as partes, para um aluno que porventura tenha perdido sua aplicação, não sendo necessária a realização do tipo de abordagem promovida pelo professor mostrada no vídeo."

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.