Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Radar registra avanço de sinal mesmo com semáforo verde em BH

Segundo BHTrans, multas não foram emitidas na avenida Afonso Pena

Minas Gerais|Do R7

Flash dispara mesmo com sinal aberto; segundo BHTrans, multa só é registrada quando equipamento comprova passagem no sinal vermelho
Flash dispara mesmo com sinal aberto; segundo BHTrans, multa só é registrada quando equipamento comprova passagem no sinal vermelho Flash dispara mesmo com sinal aberto; segundo BHTrans, multa só é registrada quando equipamento comprova passagem no sinal vermelho

Um radar de avanço de sinal com problemas assustou motoristas que passavam pela avenida Afonso Pena com rua Tupinambás, no hipercentro de Belo Horizonte. Um problema no aparelho fez disparar o flash das fotografias mesmo para quem passava no sinal verde.

A situação foi registrada por motoristas na sexta-feira (27).

Leia mais notícias de Minas Gerais no Portal R7

Procurada pelo R7, a BHTrans explicou, em nota, que o aparelho só registra a multa quando o sinal fica vermelho. Portanto, nenhum motorista teria sido multado.

Publicidade

"O sistema dos detectores de avanço do sinal vermelho do semáforo só é ativado quando o veículo ultrapassa a linha de retenção com o semáforo no foco vermelho. Caso o semáforo esteja com o foco amarelo ou verde acesos, o detector não é acionado. No caso exibido no vídeo, o flash do equipamento estava disparado enquanto o semáforo estava verde, mas o equipamento não estava registrando infrações.".

Ainda conforme a BHTrans, a multa só pode ser registrada quando a fotografia comprova dados do carro, como placa, marca e modelo, a faixa de retenção e o foco vermelho do semáforo. "Se esses elementos não estiverem presentes na imagem registrada, a multa não é processada".

A BHTrans destaca que os detectores instalados pela cidade buscam reduzir o número de acidentes nos cruzamentos com elevados índices de colisões. Conforme a autarquia, de 2000 a 2013, a taxa de atropelamentos a cada 10 mil carros caiu de 61,02 para 14,36 na capital mineira. Nestes trezes anos, a taxa de mortalidade caiu de 4,37 para 1,08, apesar do aumento da frota.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.