Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Sem fechamento: aeroporto de BH deve passar à iniciativa privada

Moradores já recolheram mais de 10 mil assinaturas em petições online para pedir o fechamento do local, que deve passar por concessão em 2022

Minas Gerais|Lucas Pavanelli, do R7

Com 75 anos de idade, aeroporto fica em região residencial
Com 75 anos de idade, aeroporto fica em região residencial Com 75 anos de idade, aeroporto fica em região residencial

Enquanto moradores do bairro Caiçara pedem o fechamento do Aeroporto Carlos Prates, de onde partiu a aeronave de pequeno porte que caiu em uma rua em Belo Horizonte, matando três pessoas e deixando outras três feridas, o plano do governo federal para o local é diferente. 

De acordo com o Ministério da Infraestrutura, não há, nesse momento, discussão sobre fechamento ou transferência da operação. Pelo contrário, o Aeroporto Carlos Prates deve ser concedido à iniciativa privada em 2022. Até lá, deve seguir operando. 

Desde 2010, o aeródromo registrou sete acidentes com, ao menos quatro mortes, todas elas ocorridas neste ano. 

A concessão do Aeroporto Carlos Prates está previsto para integrar a sétima rodada do programa de concessões do governo federal. A ideia é colocar, em um mesmo bloco, além do Carlos Prates, outros quatro aeroportos em Minas Gerais (Pampulha, Montes Claros, Uberaba e Uberlândia) e dois no Rio de Janeiro: Santos Dumont e Jacarepaguá. 

Publicidade

Segundo o governo federal, os investimentos em todos os sete aeroportos concedidos em bloco deve ser de R$ 1,67 bilhão, ao longo do período da concessão. 

Segurança

Publicidade

De acordo com a Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária), o Aeroporto Carlos Prates "opera dentro de requisitos de segurança estabelecidos nas normas da aviação civil brasileira". 

O Ministério Público Federal instaurou, no ano passado, um procedimento para investigar a questão da segurança do aeroporto, que fica muito próximo a áreas residenciais. Dois inquéritos também foram abertos para apurar possíveis irregularidades ambientais, como poluição sonora e falta de licenciamento. 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.