Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Servidores da UFJF são afastados suspeitos de fraudes em concursos públicos

Polícia Federal de Governador Valadares apura os fatos

Minas Gerais|Do R7

Campus avançado da UFJF fica em Governador Valadares
Campus avançado da UFJF fica em Governador Valadares Campus avançado da UFJF fica em Governador Valadares

Dois servidores públicos da UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora), foram temporariamente afastados de suas funções, suspeitos de fraudes em concursos públicos da instituição. A Polícia Federal de Governador Valadares, onde está localizado um campus da instituição desencadeou na manhã desta terça-feira (21) a Operação Password, com o objetivo de apurar a responsabilidade criminal de envolvidos em uma associação criminosa.

De acordo com a corporação, a Justiça Federal expediu 23 mandados de busca e apreensão, que foram cumpridos por 106 policiais nas cidades de Juiz de Fora, Belo Horizonte, Governador Valadares e Brasília (DF), além dos mandados de afastamento contra os funcionários da instituição, que os proíbe de acessarem determinados lugares.

Leia mais notícias no R7 MG

As investigações começaram em maio deste ano e identificaram fraudes praticadas por servidores que ocupam cargos de comando na UFJF, com participação eventual de dois secretários e um ex-secretário de Governo da Prefeitura de Governador Valadares. Foram detectados indícios que demonstram irregularidades para a aprovação de 11 candidatos em processos seletivos da universidade. Além disso, um dos candidatos, que já era trabalhador do local, teria utilizado uma declaração falsa, assinada por um professor da UFJF, para que cumprir requisitos do edital.

Os servidores são investigados pelos crimes de associação criminosa, peculato, falsidade ideológica e 11 fraudes em certames de interesse público. Eles podem pegar até 108 anos de reclusão, caso condenados. Já os candidatos beneficiados estão sujeitos à pena de até seis anos de reclusão.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.