Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Sirene de barragem dispara erroneamente e assusta moradores

Sinal de alerta foi disparado na maior mina de Minas Gerais, que fica em São Gonçalo do Rio Abaixo, a 87 km de Belo Horizonte, nesta sexta-feira (22)

Minas Gerais|Matheus Renato Oliveira, do R7*, com Raquel Rocha, da Record TV Minas

Moradores ficaram desesperados na cidade
Moradores ficaram desesperados na cidade Moradores ficaram desesperados na cidade

Um erro da Vale fez com que moradores de São Gonçalo do Rio Abaixo, a 87 km de Belo Horizonte, deixassem suas casas às pressas na noite dessa sexta-feira (22). As sirenes de alerta de rompimento de barragem foram acionadas na cidade.

Os moradores temiam ser atingidos em caso de rompimento da estrutura. Porém, tudo não passou de um engano. A Vale, responsável pela barragem, divulgou um comunicado afirmando que o acionamento das sirenes foi um erro técnico. A mineradora afirma que não há situação de emergência e nem necessidade de evacuação.

Veja mais: Barragem de Barão de Cocais é a que demanda mais cuidado, diz Vale

A Vale reitera que não houve alteração no nível de segurança da barragem Sul de Brucutu e que os moradores de São Gonçalo do Rio Abaixo podem manter a tranquilidade. A mudança no nível de alerta, de dois para três, ocorreu apenas na Mina de Gongo Soco, em Barão de Cocais.

Publicidade

A Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo informou que acompanha de perto a situação e pede tranquilidade. O órgão afirma ainda que a população será informada caso haja risco real de rompimento.

Marcelo Klein, coordenador do Comitê de Respostas Imediatas da Vale, se desculpou em nome da empresa, neste sábado (23).

Publicidade

— Infelzimente houve aiconamento por engano. Aparemente foi um erro tecnológico. Peço desculpas pela Vale porque foi um erro inadimissível.

Funcionamento

Publicidade

No último dia 18 de março, a Justiça autorizou a retomada de atividades da barragem de Laranjeiras, única responsável pela contenção de rejeitos da Mina de Brucutu. A maior mina do Estado estava paralisada desde o dia quatro de fevereiro. Dessa vez, a Justiça entendeu que a empresa especializada contratada pela Vale atesta a conformidade dos índices de segurança da barragem.

A Mina de Brucutu é responsável por 9% da produção nacional da Vale e gera mais de R$ 225 milhões em impostos aos cofres mineiros.

* Estagiário do R7, sob supervisão de Pablo Nascimento

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.