Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Suspeitos de fraude milionária são detidos pela Polícia Federal

Grupo voava em helicóptero que estava com uso suspenso pela ANAC

Minas Gerais|Do R7

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira (11), a Operação Escape, para combater fraude processual decorrente da Operação Esopo, desencadeada pela PF há um ano.

Foram cumpridos quatro mandados de condução coercitiva, um mandado de prisão preventiva e um mandado de busca e apreensão, expedidos pela 4ª Vara Criminal Federal de Minas Gerais. Estão envolvidos na fraude um médico, dois advogados e um empresário. O líder da organização criminosa, investigado na Operação Esopo, também foi detido. Ele planejava deixar o país, segundo indícios descobertos durante as buscas.

Leia mais notícias no R7 Minas

Os investigados propuseram uma ação na Justiça Estadual de Minas Gerais, para obter uma decisão liminar de reintegração de posse sobre um helicóptero que estava sob a responsabilidade da 4ª Vara Criminal Federal desde a Operação Esopo. Sem receber a decisão sobre o caso, o grupo vendeu a aeronave. O uso do helicóptero está suspenso pela ANAC e com sua utilização condenada pelo fabricante. Ainda assim, os investigados realizaram vôos.

Publicidade

Os crimes investigados são fraude processual, estelionato, alienação fraudulenta e atentado contra a segurança de transporte aéreo.

Operação Esopo

Publicidade

Segundo as investigações, a quadrilha, que era formada por uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), empresas, pessoas físicas, servidores públicos de alto escalão e por agentes políticos, fraudava processos licitatórios, direcionando as contratações de atividades diversas à OSCIP junto a Prefeituras Municipais, Governos Estaduais e Ministérios do Governo Federal.

A polícia descobriu que a OSCIP já recebeu, somente nos últimos cinco anos, valores superiores a R$ 400 milhões da Administração Pública Federal, Estadual e Municipal, atuando em 10 Estados da Federação e no Distrito Federal.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.