Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Traficantes que transportavam 1 tonelada de cocaína por mês são presos em Minas

Integrantes da mesma quadrilha também foram detidos em São Paulo, Mato Grosso e Amazonas

Minas Gerais|Do R7

Grupo era responsável por adulterar aviões
Grupo era responsável por adulterar aviões Grupo era responsável por adulterar aviões

Cinco integrantes de uma quadrilha responsável por um esquema de tráfico internacional de drogas foram presos nesta terça-feira (4) em Minas Gerais. O grupo transportava uma tonelada de cocaína por mês para a Venezuela e Honduras.

Segundo a Polícia Federal, ao todo foram cumpridos 48 mandados, sendo sete de prisão temporária, 17 de condução coercitiva e outros 24 de busca e apreensão em Minas, Mato Grosso, São Paulo e Amazonas. As prisões no Estado ocorreram em Belo Horizonte, Pará de Minas e Formiga.

Leia mais notícias no R7 MG

Durante a Operação Veraneio foram apreendidos veículos novos, R$ 6,5 milhões, em dinheiro, cheques e moeda estrangeira, jóias e documentos. A investigação durou cerca de três anos.

Publicidade

Conforme a polícia, a droga era levada para a Venezuela pela região de Apure, na fronteira com a Colômbia, e dominada pelas Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia). De lá, a cocaína seguia para a Honduras, visando abastecer cartéis sediados no México.

A quadrilha baseada em Sinop, no Matro Grosso, é a responsável pela aquisição de aeronaves no Brasil, adaptando-as ao transporte de cargas, adulteração do prefixo identificador e por todo o transporte entre a Venezuela e Honduras, onde abandonam a aeronave e retornam ao país em voo comercial.

Publicidade

A operação contou com o apoio da Polícia de Honduras, da Força Aérea Colombiana e da Agência Antidrogas dos EUA (DEA), responsáveis pela captura de aeronaves e apreensão de drogas em solo hondurenho, além da Força Aérea Brasileira.

Os presos responderão por crime de tráfico internacional de drogas, associação para o tráfico internacional, lavagem de dinheiro e organização criminosa transnacional.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.