Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Transbordamento de açude de mineradora atinge córrego em área de preservação

Moradores viram curso d´água secar há quatro dias em Onça de Pitangui (MG) 

Minas Gerais|Do R7 com Record Minas

Micapel faz perfurações para tentar encontrar ouro na região
Micapel faz perfurações para tentar encontrar ouro na região Micapel faz perfurações para tentar encontrar ouro na região

Curso d´água tombado como patrimônio histórico de Onça do Pitangui, no centro-oeste de Minas, o Rêgo da Água Limpa foi atingido pelo rompimento de açudes da mineradora Micapel, que tenta encontrar ouro na região. Segundo a Polícia Militar do Meio Ambiente, não houve rompimento de rejeitos, mas o córrego foi assoreado.

Moradores perceberam que a lama atingiu o córrego e fez a fonte turística da cidade secar. A prefeitura e a mineradora tentam limpar a área atingida pela lama. 

Acima da reserva ambiental, a Micapel faz perfurações para tentar encontrar ouro. A terra retirada foi colocada em quatro açudes, e com a chuva dos últimos dias, as estruturas transbordaram. 

Leia mais notícias de Minas Gerais no Portal R7

Publicidade

Experimente grátis: todos os programas da Record na íntegra no R7 Play

Criador de peixes, Ronan Gonçalves está sem água há quatro dias. 

Publicidade

— Passava um rêgo de um metro e meio, agora secou completamente o meu quintal. 

A mineradora, que atua em Pompéu, foi denunciada à Polícia de Meio Ambiente. O sargento Nelsonildo Coelho nega que tenha havido rompimento de barragem de rejeitos. 

Publicidade

— Houve assoreamento em determinados pontos. Com relação à barreira de contenção, verificamos que não houve rompimento. O que pode ter ocorrido é transbordo por causa da chuva forte. Nós vamos notificar a empresa para que seja apresentada a documentação referente à pesquisa mineral. 

A produtora rural Patrícia Ribeiro reclama que as autoridades estão há seis meses sem dar resposta sobre a legalidade da pesquisa por ouro na região. 

— Já fizemos alguns contatos com o IEF e o Ibama, a Polícia do Meio Ambiente e BH e Brasília. Isso já tem seis meses e até agora não temos resposta. 

Um funcionário da mineradora que estava no local não quis gravar entrevista. A empresa enviou funcionários para retirar a terra para dar vazão ao córrego novamente. 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.