Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Três anos após tragédia, chuva põe barragens de MG em alerta

Mais de 30 estruturas estão em algum nível de emergência no estado; moradores de Macacos (MG) estão em alerta desde 2019

Minas Gerais|Ivana Fonseca e Rodrigo Dias, da Record TV Minas

Tragédia de Brumadinho completou três anos
Tragédia de Brumadinho completou três anos Tragédia de Brumadinho completou três anos

As tragédias em Mariana, a 110 km de Belo Horizonte, e Brumadinho, na Grande BH, fizeram com que o estado de Minas Gerais ficasse marcado pela lama.

Em novembro de 2015, 19 pessoas morreram após o rompimento da barragem de Fundão, da mineradora Samarco. Pouco mais de três anos depois, outro desastre, dessa vez com uma estrutura da Vale, tirou a vida de 270 pessoas.

Nesses três anos desde o último rompimento, em Brumadinho, pessoas que moram nas intermediações dessas estruturas vivem com medo. E outros dois acontecimentos em janeiro deste ano intensificaram ainda mais o receio na população.

Um deles foi em Nova Lima, na região metropolitana, quando um dique de contenção de água da Mina de Pau Branco transbordou e inundou a BR-040 no dia 8 de janeiro. A estrutura pertence à mineradora Vallourec, que foi multada em R$ 288 milhões pelos danos ambientais causados. A via ficou interditada por 48 horas após ser atingida.

Publicidade

Três dias depois, a cena se repetiu em São Sebastião das Águas Claras, distrito conhecido como Macacos, na Grande BH. Um muro de concreto, construído pela mineradora Vale para conter o rejeito que pode se espalhar em eventual rompimento da barragem, represou um grande volume de água durante as fortes chuvas que caíram sobre a cidade. O local foi inundado.

Esse tipo de muro foi construído também em Itabirito, a 57 km de Belo Horizonte, e em Barão de Cocais, a 90 km da capital. Os moradores denunciam que ele se tornou um problema, já que acabou impedindo que a água escoasse.

Publicidade

“Tivemos neste ano uma enchente ao reverso. A água veio enchendo o contrário do rio. Todos nós ficamos apreensivos porque, com aquela chuva, poderia arrebentar a contenção. E o que seria uma coisa para ajudar poderia se tornar algo muito pior, principalmente para quem mora embaixo”, diz o líder comunitário José Paulo Fontes.

A comunidade de Macacos está em alerta desde fevereiro de 2019, menos de um mês após a tragédia em Brumadinho. O alarme soou, e uma vistoria nas barragens B3 e B4 da Mina Mar Azul, da Vale, constatou que havia risco nas estruturas. Ao todo, 118 famílias foram retiradas de casa.

Publicidade

Barragens em Minas

Na última semana, depois de analisarem 31 barragens, o Ministério Público de Minas Gerais e a Fundação Estadual do Meio Ambiente decidiram que 18 estruturas, todas da Vale, vão ter que passar por algum tipo de intervenção. A mineradora tem até o fim do mês para apresentar relatório com medidas para diminuir e corrigir os problemas.

Após a tragédia de Brumadinho, Minas Gerais aprovou a lei "Mar de Lama Nunca Mais", que previa o descomissionamento das barragens a montante, o mesmo tipo das estruturas que se romperam no estado, até fevereiro deste ano.

A ANM (Agência Nacional de Mineração) prorrogou esse prazo para 2025 e 2027. O Congresso Nacional fez valer a lei mineira, com um porém. Se não houver possibilidades técnicas, esse prazo pode ser prorrogado. A Vale, por exemplo, afirmou que vai descomissionar todas as barragens em 2035.

Das 54 barragens a montante monitoradas pela Fundação Estadual do Meio Ambiente, cinco foram descaracterizadas. Outras sete prometem terminar o processo até 25 de fevereiro, quando vence o prazo da lei, mas 42 já avisaram que não vão cumprir a determinação e 12 não souberam definir uma data para a descaracterização. 

Em nota, a Vale afirma que ações preventivas, corretivas e de monitoramento das barragens têm sido intensificadas, permitindo o aumento da segurança até que as etapas preparatórias e de engenharia para a descaracterização sejam concluídas. A empresa ainda ressalta que os projetos estão com ações em andamento e são acompanhados pelos órgãos reguladores.

Tragédia de Brumadinho

O rompimento da barragem de Brumadinho completou três anos nesta terça-feira (25). As 270 vítimas foram homenageadas na cidade.

Dessas pessoas, seis ainda não foram identificadas. A lama de rejeitos cobriu uma área de 3 milhões de metros quadrados, o equivalente a 420 campos de futebol.

Podcast

No episódio Bastidores da Cobertura, o coordenador de pauta da emissora, Vinícius Rangel, relembra como ele e alguns colegas trabalharam na cobertura da tragédia. Dos rumores do que havia acontecido até uma semana depois do desastre: um relato emocionante de quem vivenciou os bastidores e narrou a maior tragédia humanitária e ambiental do país.

Você pode ouvir o podcast por meio de sua plataforma de áudio favorita ou clicando AQUI. No endereço também está disponível o primeiro episódio da série.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.