Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Universitária mineira morre na Argentina e família luta pela liberação do corpo

Parentes e amigos se mobilizaram na internet para arrecadar o valor do translado

Minas Gerais|Do R7

Laís Moreira Martins, de 25 anos, estudava medicina no país vizinho
Laís Moreira Martins, de 25 anos, estudava medicina no país vizinho Laís Moreira Martins, de 25 anos, estudava medicina no país vizinho

A família de uma estudante mineira de medicina, que morava na Argentina, está lutando para trazer o corpo da jovem para o Brasil. Laís Moreira Martins, de 25 anos, morreu neste domingo (4), em um hospital do país, após passar mal. Segundo familiares, podem ser necessários até 60 dias para haver a liberação do corpo.

Laís foi levada, neste domingo, para o Hospital Fernandez, em Buenos Aires, apresentando febre alta, sudorese e sede. Ela chegou na unidade sem pulso, apresentando quadro de choque séptico e irritação na pele. De acordo com uma prima da jovem, mesmo após receber o atendimento médico, houve uma piora no estado da paciente e ela sofreu duas paradas cardíacas, morrendo horas depois.

Leia mais notícias no Portal R7

Ainda assustados com a notícia, parentes e amigos de Laís começaram a se mobilizar na internet para arrecadar o valor do translador do corpo para o Brasil, que custaria entre R$ 25 mil a R$ 30 mil, como relatou a prima Dayane Brownlee, em uma rede social. Na tarde desta terça-feira (6), menos de 24 horas após o início da campanha, Andreia Campanha, mãe da estudante, publicou um agradecimento dos envolvidos, dizendo que a quantia necessária foi alcaçada, mas ainda pedindo ajuda para a liberação do corpo. "Continuamos com os nossos esforços para que a liberação do corpo se dê o mais brevemente possível", relata.

Publicidade

José Giglio Silva, padrasto de Laís, compartilhou com os amigos a dificuldade encotrada em regularizar a situação.

— Não está sendo fácil vencer a luta de conseguir levar nossa Laís de volta. Uma batalha após a outra, um calvário a cada dia, muitos obstáculos a cada órgão público portenho.

Publicidade

De acordo com o relato de Silva, que está na Argentina com Andréia, as autorisdades estão pedindo, aproximadamente, 60 dias para liberar o corpo. Procurado pelo R7, o Ministério das Relações Exteriores, informou que está dando apoio aos familiares de Laís, inclusive no que se refere à expedição de documentos, como a certidão de óbito, junto às autoridades estrangeiras. O Itamaraty também informou que está auxiliando no levantamento de orçamentos junto a funerárias e outras providências relacionadas à agilização do translado do corpo. O Ministério esclareceu, ainda, que não existe previsão orçamentária ou legal para o custeio do translado de corpos de nacionais brasileiros falecidos no exterior.

Veja mais:

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.