Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Vale vai investir R$ 500 mi para garantir abastecimento de água

Gerente da mineradora prestou depoimento à CPI da Câmara de BH que avalia as consequências do rompimento da barragem de Brumadinho 

Minas Gerais|Pablo Nascimento, do R7, com Record TV Minas

Captação de água no rio Paraopeba foi suspensa após contaminação do leito
Captação de água no rio Paraopeba foi suspensa após contaminação do leito Captação de água no rio Paraopeba foi suspensa após contaminação do leito

A gerente executiva de reparações da Vale, Gleusa Josué, informou nesta terça-feira (30), que a mineradora vai investir R$ 500 milhões para garantir o abastecimento de água na Grande BH.

A representante da mineradora prestou esclarecimentos à CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Câmara de Belo Horizonte, que apura as consequências do rompimento da barragem de Brumadinho.

Os rejeitos de minério atingiram o rio Paraopeba, de onde, segundo a CPI, é captado 30% da água que chega à capital mineira.

Além do valor destinado às obras de captação, a empresa informou que prepara um plano de contingenciamento junto à Copasa (Companhia de Saneamento de Minas Gerais), em caso de haver falta de chuvas na região metropolitana, isso significa que não está descartada a possibilidade de racionamento de água.

Publicidade

Leia mais: Risco em 16 barragens ameaça abastecimento de água em BH

O principal objetivo da CPI é apontar soluções para garantir que o abastecimento de água na capital, comprometido pelo rompimento da barragem, não seja interrompido.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.