Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Verão terá calor acima da média em Minas Gerais

O mês mais quente da estação deve ser janeiro e os mais amenos, dezembro e fevereiro

Minas Gerais|Do R7

Na primavera, Belo Horizonte bateu recorde de calor
Na primavera, Belo Horizonte bateu recorde de calor Na primavera, Belo Horizonte bateu recorde de calor

A estação mais quente do ano vai fazer jus à fama em Minas Gerais. O verão, que começa exatamente às 21h03 deste domingo (21), vai ser de calor acima da média no Estado.

De acordo com o meteorologista Arthur Chaves, da Cemig, a próxima temporada será influenciada pelo fenômeno El Niño, já que as temperaturas do Oceano Pacífico se encontram acima da média na região equatorial. Segundo o especialista, os dias serão mais longos e veranicos, longos períodos sem chuvas, devem ocorrer em janeiro e fevereiro.

Leia mais notícias no R7 MG

A previsão é que, em dezembro, as chuvas deverão ficar ligeiramente abaixo da média esperada para o mês no sul de Minas, Triângulo e oeste. Já nas outras regiões, as chuvas deverão ficar próximas da média histórica. Para janeiro, a previsão é que as chuvas fiquem dentro da normalidade no sul do Estado, leste e Zona da Mata e levemente abaixo da média histórica no restante de Minas.

Publicidade

Em fevereiro, apenas no oeste, Triângulo e região central são esperadas chuvas dentro da média histórica, enquanto que no restante do Estado as chuvas devem ficar acima da média. Fechando a estação, em março, são esperadas chuvas abaixo da média nas regiões oeste e central, acima da média histórica no norte de Minas e dentro da média no restante do Estado.

Conforme Chaves, o El Niño vai ser uma influência significativa na temperatura e esse verão será levemente mais quente do que o habitual. O meteorologista ressalta que as temperaturas acima da média devem ocorrer nas regiões central e oeste. No restante do Estado, devido às chuvas, as temperaturas devem ficar abaixo da média no sul de Minas, leste e Zona da Mata, enquanto que no Triângulo e Norte de Minas ficarão na média histórica.

Publicidade

O mês mais quente da estação deve ser janeiro e os mais amenos serão dezembro e fevereiro.

Em outubro, Belo Horizonte bateu recorde de calor com 36,2ºC:

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.