Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Voto de minerva absolve Pimentel de pedido de cassação do mandato

Governador de Minas era acusado de extrapolação de gastos na campanha eleitoral de 2014; Desempate de votos foi feito por presidente do TRE-MG

Minas Gerais|Daniela Fernandes*, do R7, com RecordTV Minas

Governador foi absolvido de dois pedidos de cassação
Governador foi absolvido de dois pedidos de cassação Governador foi absolvido de dois pedidos de cassação

O governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel (PT), foi absolvido, na tarde desta quinta-feira (6), do segundo pedido de cassação de seu mandato por abuso de poder econômico na campanha de 2014. A decisão é do presidente do TRE (Tribunal Regional Eleitoral), desembargador Pedro Bernardes. 

Pimentel foi acusado de extrapolação de gastos pelo Ministério Público Eleitoral. O relator do caso, desembargador Rogério Medeiros, considerou que não houve provas para condenar o petista.

Em sessão realizada na última segunda-feira (3), houve empate entre os seis desembargadores que votaram, o que determinou a suspensão do processo para esta quinta (6).

Os juízes Ricardo Matos de Oliveira, Antônio Augusto Fonte Boa e Rogério Medeiros se posicionaram à favor do governador. Já os juízes Paulo Abrantes, João Batista Ribeiro e Nicolau Lupianhes Neto opinaram contrariamente.

Publicidade

O voto de minerva coube ao presidente do colegiado, que foi favorável ao governador e candidato à reeleição.

Na última segunda-feira (3), Pimentel já havia sido absolvido em outra ação movida pelo Ministério Público Eleitoral. Na decisão unânime, seis votos contrariaram a cassação do petista. O Tribunal entendeu que não havia provas do uso de caixa dois, assim como extrapolação de gastos. O MP pedia a cassação do diploma e a inelegibilidade do governador petista por oito anos.

Publicidade

Veja mais:

* Estagiária do R7, com supervisão de Paulo Henrique Lobato 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.