Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Zema homenageia professora morta em ataque a creche em MG

Helley de Abreu impediu que vigia de escola de Janaúba (MG) ateasse fogo em mais crianças durante ato em outubro de 2017

Minas Gerais|Lucas Pavanelli, do R7

Professora morreu em ataque a creche em 2017
Professora morreu em ataque a creche em 2017 Professora morreu em ataque a creche em 2017

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), homenageou, nesta sexta-feira (15), Dia dos Professores, Helley de Abreu, professora de uma creche em Janaúba, a 560 km de Belo Horizonte, que morreu ao salvar as crianças de um ataque ocorrido em 5 de outubro de 2017. 

"Nosso agradecimento eterno à professora Helley, que na missão de educar, deu a vida pelos seus alunos", disse o governador em uma publicação em rede social. 

Zema ainda afirmou que o ato de Helley salvou a vida de 25 crianças e que "estará para sempre gravada na educação e nos caminhos de Minas". Em 2019, Helley de Abreu passou a dar nome à rodovia LMG-631, que liga duas cidades da região Norte do Estado: São João da Ponte e Francisco Sá. Ela também passou a batizar a creche, depois que ela foi reconstruída após o incêndio. 

Relembre o caso

Publicidade

Em 5 de outubro de 2017, um homem invadiu a creche Gente Inocente, em Janaúba, e ateou álcool e fogo em crianças e nele mesmo. Damião Soares dos Santos, de 50 anos, que era vigia da instituição de ensino entrou no local com um atestado para afastamento do trabalho por motivos de saúde, invadiu uma sala de aula e cometeu o crime.

Ele também morreu no ataque, que deixou outras 13 pessoas mortas, entre elas, alunos e professores. Outros 37 ficaram feridos. 

Durante o ataque, a professora Helley de Abreu teria impedido Damião de atear fogo em outras crianças e também morreu queimada. No ano seguinte, ela recebeu a Ordem Nacional do Mérito, da Presidência da República, pelo "ato heróico". 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.