Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Hospital de Referência Covid-19 é inaugurado em Pernambuco

Construído pelo Governo do Estado na antiga unidade de saúde Alfa, localizada em Boa Viagem, na Zona Sul do Recife,a unidade possui 40 leitos, sendo 20 deles de Terapia Intensiva (UTIs)

Folha de Pernambuco|

Construído pelo Governo do Estado na antiga unidade de saúde Alfa, localizada em Boa Viagem, na Zona Sul do Recife,a unidade possui 40 leitos, sendo 20 deles de Terapia Intensiva (UTIs)
Construído pelo Governo do Estado na antiga unidade de saúde Alfa, localizada em Boa Viagem, na Zona Sul do Recife,a unidade possui 40 leitos, sendo 20 deles de Terapia Intensiva (UTIs) Construído pelo Governo do Estado na antiga unidade de saúde Alfa, localizada em Boa Viagem, na Zona Sul do Recife,a unidade possui 40 leitos, sendo 20 deles de Terapia Intensiva (UTIs)

O Hospital de Referência Covid-19, construído pelo Governo de Pernambuco na antiga unidade de saúde Alfa, em Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, foi colocado em operação nesta quinta-feira (16), com 40 leitos, sendo 20 deles de Terapia Intensiva (UTIs), para atender exclusivamente pacientes infectados pelo novo coronavírus.

A estrutura, que estava fechada desde 2018, sem energia elétrica e água encanada, além de elevadores e geradores parados, foi requerida administrativamente pelo Governo do Estado e passou por ampla reestruturação com reforma de toda parte elétrica e hidráulica e também com recuperação de equipamentos.

Com um investimento total de R$ 20 milhões, foi instalado no espaço um novo sistema de climatização, além da compra de gases medicinais, aquisição de aparelho de raio-x e tomógrafo computadorizado, tudo para ampliar a assistência oferecida aos doentes infectados pelo novo coronavírus em Pernambuco.

Leia também:

Publicidade

RMR ganha leitos de UTI, mas casos graves de Covid-19 têm crescimento acelerado

Jaboatão ganha 131 leitos para tratamento de pacientes com coronavírus

Publicidade

PCR anuncia mais 48 leitos para casos da Covid-19 no Recife

Segundo o governador do Estado, Paulo Câmara, esta é apenas a primeira etapa de leitos entregues no Hospital de Referência Covid-19, que terá ao final das obras o total de 230 leitos. 

Publicidade

“Nessa primeira etapa entregue hoje [quinta-feira (16)], serão 40 novos leitos, sendo 20 de UTI e 20 de enfermaria. Estamos entregando à sociedade pernambucana uma unidade de saúde exclusiva para o tratamento dos doentes do novo coronavírus que terá 230 novos leitos, sendo 100 leitos de UTI e 130 leitos de enfermaria”, afirmou o governador.

Dos 20 novos leitos de UTI, 10 entraram em operação imediata e outros 10 ainda estavam no aguardo da montagem de alguns equipamentos, sobretudo os respiradores. Até o início da tarde desta quinta, oito dos 10 leitos de UTI já em atividade estavam ocupados. A transferência para a unidade se dá através da Central de Regulação de Leitos. 

A previsão do Governo do Estado é que todos os 230 leitos estejam funcionando ao longo das próximas semanas para tratar pacientes de Covid-19. Quando estiver em pleno funcionamento, mais de 900 pessoas entre médicos (155), enfermeiros (170), fisioterapeutas (82), técnicos de enfermagem (360) e outros profissionais de saúde, além de apoio e administrativo, atuarão no novo serviço, que passa a compor a rede estadual de saúde.

“Em pouco mais de 30 dias, por determinação do governador Paulo Câmara, hoje vamos atingir a marca de mais de 500 leitos [em Pernambuco], sendo 244 de UTI. Isso é um recorde na rede pública do Estado. Mas o enfrentamento da Covid-19 depende também do engajamento da população em aderir às medidas de restrição social”, destaca o secretário estadual de Saúde, André Longo.

OLINDA

A Maternidade Brites de Albuquerque, localizada na PE-15, no bairro da Cidade Tabajara, em Olinda, também estava desativada, mas após passar por reparos começou a atender exclusivamente na última sexta-feira (10) casos da Covid-19. A unidade de saúde que possui 10 leitos UTI, recebe nesta quinta-feira outros 10 leitos de terapia intensiva.

LEITOS

Em pouco mais de 30 dias, o Governo de Pernambuco atinge a marca de 527 leitos abertos para o tratamento do novo coronavírus no Estado. Do total, 244 são de UTI.

Acompanhe a cobertura em tempo real da pandemia de coronavírus

+ Coronavírus em Pernambuco, no Brasil e no mundo+ Coronavírus na Política+ Coronavírus na Economia+ Coronavírus em Diversão&Arte+ Coronavírus no Esporte

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.