Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Inverno começa mais quente em Pernambuco

Para este ano são esperadas chuvas mal distribuídas e temperaturas um pouco mais elevadas em relação à média histórica, segundo a Apac

Folha de Pernambuco|

Para este ano são esperadas chuvas mal distribuídas e temperaturas um pouco mais elevadas em relação à média histórica, segundo a Apac
Para este ano são esperadas chuvas mal distribuídas e temperaturas um pouco mais elevadas em relação à média histórica, segundo a Apac Para este ano são esperadas chuvas mal distribuídas e temperaturas um pouco mais elevadas em relação à média histórica, segundo a Apac

Começou nesta sexta-feira (21), pontualmente às 12h54, o inverno no Hemisfério Sul. A estação, que se estende até o equinócio de primavera - em 23 de setembro -, é caracterizada pela maior incidência de chuvas no Litoral, na Zona da Mata e no Agreste de Pernambuco até agosto. Segundo a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), para este ano são esperadas chuvas mal distribuídas e temperaturas um pouco mais elevadas em relação à média histórica.

Em Garanhuns, no Agreste, por exemplo, o inverno deste ano começa mais quente. A média histórica para junho na cidade é de 23º C e este ano está em torno de 25º C segundo a Apac.

Leia também:

Cuidados preventivos com a saúde no inverno

Publicidade

Defesa Civil usará tablets para monitorar áreas de risco na Operação Inverno

"O inverno é o período no qual o sol tem o seu posicionamento mais ao norte da linha do Equador. Por isso, temos os dias mais curtos e as noites mais longas. Se os dias são mais curtos, temos menos radiação solar e, por isso, as temperaturas são historicamente menores", explica a meteorologista da Apac Aparecida Fernandes. 

Publicidade

O início da estação, que ocorre no solstício, é o dia do ano com a noite mais longa e o dia mais curto no Hemisfério Sul - o por-do-sol no Recife será às 17h09. "As mínimas geralmente ocorrem nas madrugadas e nas noites de céu claro. Ficam inferiores a 15º C no Sertão e Agreste e chegam a 19º C na Zona da Mata e na Região Metropolitana do Recife [RMR]", acrescenta Aparecida.

No Litoral do Estado, os ventos são intensificados, sendo o período com as menores temperaturas. "Os ventos também ficam mais fortes no inverno. Por isso, a sensação que o corpo tem é de mais frio ainda", detalha a meteorologista. Ainda segundo ela, o inverno também coincide com o período chuvoso na RMR, Zona da Mata e Agreste. Já no Sertão, o período é mais seco.

As precipitações devem variar entre 150 e 280 milímetros em média na RMR e Mata; 60 a 120 mm no Agreste; e 10 a 40 mm no Sertão.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.