Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Irã nega ter tentado 'acobertar' caso do avião derrubado

'A verdade é que não mentimos. Mentir é disfarçar a verdade de maneira intencional e consciente. Mentir é acobertar informações', disse o porta-voz do governo, Ali Rabii

Folha de Pernambuco|

'A verdade é que não mentimos. Mentir é disfarçar a verdade de maneira intencional e consciente. Mentir é acobertar informações', disse o porta-voz do governo, Ali Rabii
'A verdade é que não mentimos. Mentir é disfarçar a verdade de maneira intencional e consciente. Mentir é acobertar informações', disse o porta-voz do governo, Ali Rabii 'A verdade é que não mentimos. Mentir é disfarçar a verdade de maneira intencional e consciente. Mentir é acobertar informações', disse o porta-voz do governo, Ali Rabii

O Irã negou, nesta segunda-feira (13), ter tentado "acobertar o caso", em referência a sua responsabilidade pelo avião de passageiros ucraniano derrubado por erro perto de Teerã na última quarta.

"Nestes dias de tristeza, houve críticas aos responsáveis e às autoridades do país. Alguns responsáveis foram inclusive acusados de mentir e de tentar acobertar o ocorrido, quando, sincera e honestamente, este não foi o caso", disse o porta-voz do governo, Ali Rabii.

"A verdade é que não mentimos. Mentir é disfarçar a verdade de maneira intencional e consciente. Mentir é acobertar informações. Mentir é conhecer um fato e não dizê-lo, ou deformar a realidade", acrescentou Rabii.

Leia também:

Publicidade

Chefe da Guarda Revolucionária iraniana se explica no Parlamento sobre avião abatido

Ucrânia pede transferência rápida dos corpos de avião derrubado pelo Irã

Publicidade

"O que dissemos na quinta-feira estava baseado nas informações que haviam sido apresentadas ao conjunto do governo e segundo as quais não havia qualquer relação entre o acidente e um (disparo de) míssil", insistiu o porta-voz.

Nesta segunda-feira, pelo terceiro dia consecutivo, vídeos foram transmitidos em redes sociais que pareciam mostrar manifestações, particularmente na Universidade Sharif, em Teerã, em Sanandaj, no Curdistão e em Isfahan.

Publicidade

Nas imagens, manifestantes gritavam palavras de ordem contra as autoridades da República Islâmica. Convocações para novos protestos na terça, quarta e quinta-feira foram divulgadas nas redes sociais.

O chefe da diplomacia americana, Mike Pompeo, acusou Teerã nesta segunda-feira de querer "fazer tudo" para encerrar as manifestações e disse que os Estados Unidos estão ao lado dos iranianos "em seus pedidos de liberdade. e da justiça ".

As Forças Armadas iranianas admitiram, no sábado, sua responsabilidade na tragédia do voo PS572 da Ukraine International Airlines. A aeronave foi derrubado em 8 de janeiro, antes do amanhecer, pouco depois de decolar de Teerã.

Na quinta e na sexta-feiras, a Organização de Aviação Civil iraniana e o governo negaram a hipótese de que o avião tivesse sido derrubado por um míssil, mencionada desde a quarta à noite pelo Canadá.

As 176 pessoas a bordo do avião, iranianos e canadenses em sua maioria, morreram na tragédia.

O anúncio da responsabilidade das Forças Armadas provocou uma onda de indignação no Irã.

Na noite de sábado (11), uma cerimônia em homenagem às vítimas em uma universidade de Teerã se transformou em uma manifestação contra as autoridades, aos gritos de "morte aos mentirosos". A polícia conseguiu dispersar a multidão.

No último domingo (12), várias mobilizações foram registradas em Teerã, conforme vídeos publicados nas redes sociais que não puderam ter sua veracidade confirmadas.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.