Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Obra de arte ao ar livre: Vila Burity recebe programa Mais Vida nos Morros

A comunidade revitalizou toda a área com novas cores nas ruas, casas, calçadas e praças

Folha de Pernambuco|

A comunidade revitalizou toda a área com novas cores nas ruas, casas, calçadas e praças
A comunidade revitalizou toda a área com novas cores nas ruas, casas, calçadas e praças A comunidade revitalizou toda a área com novas cores nas ruas, casas, calçadas e praças

A Vila Burity, no bairro da Macaxeira, Zona Norte do Recife, está de cara nova. Ocorreu nesta quinta-feira (15), a inauguração do programa Mais Vida nos Morros, que revitalizou toda a área com novas cores nas ruas, casas, calçadas e praças, além de realizar ações de conscientização ambiental.

Cerca de 450 famílias da comunidade foram beneficiadas com o programa realizado pela Prefeitura do Recife. Ruas, calçadas, e muros foram banhados em cores. A comunidade também ganhou elementos lúdicos para as crianças, hortas comunitárias, jardins e jardineiras. Antes da ação ocorrer, foram realizadas oficinas com os moradores ensaiando o que iria ser feito no bairro para colocarem a mão na massa.

Para Lorena Nó, 6, agora a diversão acontece fora de casa. “Agora sai todo mundo para brincar. Antes era só eu e minha prima, agora ficamos tanto na praça que chega a cansar”. Além da diversão, a pequena contou que, junto com seu irmão e prima, escolheu o desenho do muro da casa onde moram. “Eu amei. Escolhi o coração, minha prima uma borboleta e meu irmão um carro, porque ele adora o carro do ovo.”

Leia também:

Publicidade

Recife amplia sua malha cicloviária com estrutura na avenida Mário Melo

Recife receberá evento para desenvolvedores de software em outubro

Publicidade

Assaí oferece ponto de coleta de recicláveis no Recife e em Paulista

O campinho do Gogó, coração da comunidade passou por uma revitalização de areia, alambrado, caixa de drenagem e pintura. Além do campo, foram criadas dez novas pracinhas e cinco mirantes. Ao todo, foram utilizados nove mil litros de tinta em toda a transformação.

Publicidade

O quintal de Ivone dos Santos, 66, deixou de ser barro e virou um cantinho de diversão. “Aqui virou uma pracinha. Antes era só barro preto, agora os meninos podem brincar, ficou diferente. Ficou muito bonito. É bom para conversar com os vizinhos e ficar com a família,” afirmou.

O prefeito do Recife, Geraldo Júlio, falou sobre as vantagens da revitalização. “As pessoas se engajam e participam da transformação. Isso faz com que os moradores fiquem orgulhosos do lugar onde moram. Áreas degradadas são transformadas em áreas de convivência. Aumenta o desejo das pessoas estarem nas ruas”, explicou.

Além das mudanças estruturais, foi implantada uma horta comunitária e composteiras coletivas como alternativa para dar um destino útil ao acúmulo das folhas que caem nas árvores. O artista visual recifense Max Motta coloriu os muros da horta com imagens de grandes frutas e hortaliças.

Criado em 2016, atualmente, o projeto está em andamento nas comunidades de Campo da União, Alto Nossa Senhora de Fátima, Alto do Progresso, Alto do Eucalipto, Guabiraba, Lagoa Encantada, UR7 e Jordão de Baixo.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.