Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Saiba como evitar 'fraudes' na Black Friday

A iniciativa, marcada para 29 de novembro, já virou uma das principais em resultado de vendas para o comércio de rua e on-line, mas os problemas registrados nos últimos anos exigem muita atenção dos consumidores

Folha de Pernambuco|

A iniciativa, marcada para 29 de novembro, já virou uma das principais em resultado de vendas para o comércio de rua e on-line, mas os problemas registrados nos últimos anos exigem muita atenção dos consumidores
A iniciativa, marcada para 29 de novembro, já virou uma das principais em resultado de vendas para o comércio de rua e on-line, mas os problemas registrados nos últimos anos exigem muita atenção dos consumidores A iniciativa, marcada para 29 de novembro, já virou uma das principais em resultado de vendas para o comércio de rua e on-line, mas os problemas registrados nos últimos anos exigem muita atenção dos consumidores

Uma das datas comerciais mais esperadas pelos consumidores está chegando, mas é preciso estar atento para aproveitar de verdade. A Black Friday, que este ano está marcada para o dia 29 de novembro, movimenta as vendas do e-commerce e das lojas físicas com promoções e descontos em diversos segmentos. Porém, muitos já se aproveitaram em edições anteriores para tirar vantagens dos consumidores com falsas ofertas. Afinal, como se proteger desse tipo de situação e evitar que sua Black Friday se torne uma “Black Fraude”?

Na edição do ano passado, mais de cinco mil reclamações dos consumidores chegaram ao Procon. Grande parte das queixas estava relacionada com propagandas enganosas (34,23%), de acordo com o levantamento da Fundação Procon. Pedido de cancelamento da compra pela empresa logo após o cliente finalizar o pedido (19,46%) e mudança do preço final na hora de concluir a compra (18,12%) foram outras notificações registradas pelo órgão.

Leia também:

Oito dicas do Procon para comprar os presentes de fim de ano sem arrependimento

Publicidade

Black Friday da educação

Por isso, o Procon Pernambuco preparou algumas dicas para os consumidores que pretendem fazer compras na Black Friday 2019. Fiscais do órgão estão realizando pesquisas em lojas físicas e virtuais e no dia 29 novas pesquisas serão realizadas para averiguar se os produtos pesquisados que estavam na promoção baixaram de preço realmente.

Publicidade

“Recomendamos sempre fazer pesquisas nas lojas e nos sites para saber se o desconto aplicado no produto que se pretende adquirir é real. O ideal é pesquisar dias antes do Black Friday para comparar a variação dos preços”, explica o gerente de atendimento, Pedro Cavalcanti.

Além disso, entre os outros cuidados que a pessoa deve ter inclui fazer a compra em sites seguros e confiáveis; buscar informações sobre a reputação da loja que pretende comprar; ter cuidado com e-mails e sites fraudulentos. Nesse caso, o recomendado é entrar diretamente no site da loja e não por meio de links duvidosos enviados por e-mail; procurar no site informações básicas sobre o fornecedor, como nome da empresa, CNPJ/CPF, endereços físicos e eletrônicos, telefone e demais informações que possibilitem seu contato e localização; guardar todos os registros de sua compra, como e-mails de confirmação, códigos de localização e de realização da compra; verificar se o site da empresa possui conexões seguras para proteção de seus dados.

Publicidade

É importante identificar no início do endereço eletrônico a presença do “HTTPS” e de um cadeado ativado no canto esquerdo da barra de endereço do seu navegador; e verificar a presença de certificados de segurança de pagamentos nas transações bancárias realizadas com a empresa, não fornecendo seus dados bancários a sites que não possuam certificados de segurança.

O Procon-PE alerta ainda que o consumidor não deve se deixar levar por impulso nas compras, adquirindo aquilo que realmente necessita para evitar o endividamento.

Empolgações à parte, o consumidor deve ficar atento antes de fazer suas comprar, segundo Matheus Jacyntho, gerente de segurança cibernética e privacidade de dados na ICTS Protiviti. “Ao passo que surge cada vez mais compradores na web, cresce a atuação de fraudadores e criminosos virtuais com o objetivo de roubar informações pessoais”, alerta ele (veja dicas no infográfico abaixo).

Segurança

A Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (câmara-e.net) criou em 2013 um Código de Ética para o “Black Friday Legal”, juntamente com um selo de identificação das empresas participantes, com o objetivo de estabelecer normas de conduta e boas práticas nas promoções. A relação das empresas participantes está no site www.blackfriday.com.br

O Código de Defesa do Consumidor também protege o cidadão que faz compras pela internet. Caso tenha algum problema como atraso, não entrega do produto ou propaganda enganosa, o consumidor poderá reclamar em uma das unidades do Procon em Pernambuco. Para mais informações ligue para o 0800-282.1512.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.