Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Futebol: seleção brasileira pode ser considerada patrimônio cultural

Projeto de lei do senador Alvaro Dias estabelece, entre outros aspectos, que a CBF seja fiscalizada diretamente pelo Ministério Público da União

Política|Do R7*

Dias quer fiscalizar CBF
Dias quer fiscalizar CBF Dias quer fiscalizar CBF

A seleção brasileira de futebol pode, em breve, virar patrimônio cultural. A CE do (Comissão de Educação, Cultura e Esporte) do Senado analisa nesta terça-feira (22) um projeto do senador Alvaro Dias (Podemos-PR), que pede o reconhecimento e declara que a equipe tem “elevado interesse social”.

Na justificativa, Alvaro Dias não esconde que a principal motivação do PLS 508/2018 é fazer com que a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) possa ser fiscalizada diretamente pelo MPU (Ministério Público da União).

Leia mais: CBF desesperada. Com Supercopa, Conmebol pode matar Estaduais

Isso porque o projeto vincula a mudança na Lei Pelé (Lei nº 9.615, de 1998) com a lei orgânica do Ministério Público (Lei Complementar nº 75, de 1993).

Publicidade

De acordo com a legislação, cabe ao MPU zelar pelo patrimônio cultural, pelo patrimônio social e pela moralidade, entre diversas outras atribuições.

Leia mais: CBF cede à pressão da Globo. Calendário de 2020 será caótico...

Publicidade

“Três dos últimos presidentes da CBF são alvo de investigações do Federal Bureau of Investigation (FBI) por crimes de corrupção e lavagem de dinheiro. Não se pode conceber que a qualidade do futebol brasileiro seja influenciada por interesses políticos e econômicos, em detrimento de sua capacidade técnica. Queremos que o Ministério Público da União atue na defesa deste patrimônio nacional. A seleção pode até ser gerida pela CBF, mas não é patrimônio dela”, defende.

Interesse social

Para Alvaro Dias, é justo declarar a seleção de futebol como patrimônio cultural, pois ao longo das décadas a equipe refletiu o melhor do estilo brasileiro de jogar.

Publicidade

E é uma maneira, segundo o senador, de praticar o esporte que inclusive passou a ser conhecida como “futebol-arte” em diversas partes do mundo, marcada pela mescla do alto nível técnico com o lúdico.

Leia também: Submissos à CBF, clubes aceitam serem sabotados

Em relação ao interesse social, Dias lembra que o futebol é o esporte mais popular do Brasil, por isso deve ser gerido da melhor maneira possível.

Por fim, o senador alega que a série de escândalos envolvendo a CBF nos últimos anos contribui para afastar muitos torcedores da seleção e ainda se reflete na qualidade do jogo praticado no país.

Na CE, o projeto tem voto favorável do relator, senador Eduardo Gomes (MDB-TO), novo líder do governo no Congresso.

*Com Agência Senado

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.