Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

PL e Bolsonaro acreditam na vitória de Marinho, mas Pacheco continua favorito ao Senado

União Brasil pode ser fiel da balança, pois bancada do partido de dez senadores está dividida, mas maioria deve apoiar nome do PSD

Blog do Nolasco|Do R7

Rogério Marinho e Rodrigo Pacheco são os principais candidatos à presidência do Senado
Rogério Marinho e Rodrigo Pacheco são os principais candidatos à presidência do Senado Rogério Marinho e Rodrigo Pacheco são os principais candidatos à presidência do Senado

A eleição para a presidência do Senado está cercada de expectativa por diversos motivos. Ela vai ajudar a definir o tamanho da oposição que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai enfrentar nos próximos dois anos.

Desde as eleições de outubro, havia a previsão de que Lula enfrentaria grande oposição no Congresso, mas, habilidosamente, o presidente conseguiu trazer pelo menos para perto do governo o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).

Lula evitou o embate, e a previsão é de que ele e Arthur Lira mantenham uma conversa amistosa, mesmo com Lira sendo mais ligado ao centrão e partidos conservadores que apoiaram Bolsonaro nas eleições.

No Senado, Rodrigo Pacheco, atual presidente do Congresso, é o favorito, mas, neste momento, a expectativa é de que ele tenha cerca de 45 votos. O ex-presidente Jair Bolsonaro e o Partido Liberal contam com traições para que Rogério Marinho, ex-ministro do governo de Bolsonaro, consiga a vitória.

Publicidade

Marinho conseguiu alguns votos até dentro do PSD de Pacheco e os votos do PSDB. Mas só isso não será suficiente: é preciso conseguir mais apoios, e Bolsonaro, Marinho e PL apostam em mais traições.

Um novo ingrediente para a vitória de Marinho seria a independência do Senado — isso é dito nos bastidores até pelo ex-presidente, que acredita na possibilidade de vitória do ex-ministro.

Publicidade

Marinho vem defendendo maior equilibrio entre os Poderes, mas a vitória dele também passaria a significar maior dificuldade do governo Lula de aprovar propostas no Congresso.

Rodrigo Pacheco continua como favorito, com o apoio do governo e de ministros do Supremo. Mas a diferença está cada vez mais apertada.

Publicidade

O Blog acredita que a votação será apertada: a diferença entre os dois será de cerca de cinco votos. São 81 senadores e vence quem tiver pelo menos 41 votos.

O resultado vai definir o tamanho da oposição que será enfrentada por Lula no Congresso Nacional e também se teremos mais ou menos atritos entre os Poderes.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.