Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Agricultores pedem socorro financeiro por causa de extremos do clima

Ministra da Agricultura recebeu CNA, que pede revisão dos juros nos financiamentos para áreas prejudicadas

Christina Lemos|Do R7

Tereza Cristina, da Agricultura: promessa de socorro e de visita às áreas afetadas.
Tereza Cristina, da Agricultura: promessa de socorro e de visita às áreas afetadas. Tereza Cristina, da Agricultura: promessa de socorro e de visita às áreas afetadas.

Eventos extremos do clima, tanto as secas, quanto as enchentes, que afetam várias regiões do Brasil, levaram dirigentes da CNA a um apelo formal a vários ministros por mudanças no tratamento aos produtores rurais e socorro às áreas mais afetadas. A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, recebeu representantes da Confederação nesta quarta e sinalizou com ajuda.

O alerta formal foi encaminhado também aos ministros da Economia, da Casa Civil, e do Desenvolvimento Regional. A CNA pede que o Conselho Monetário Nacional baixe medidas emergenciais de crédito para os produtores de áreas afetadas. Para a linha de crédito, a CNA propõe "uma taxa de 2,5% ao ano - semelhante à de 2020, e que a taxa de juros suba de forma escalonada, de acordo com o porte do produtor, chegando a 5% ao ano para os maiores”, informa documento encaminhado ao governo.

O mapa dos estragos causados pelas chuvas em Minas Gerais colheu informações entre 1.412 produtores de 263 municípios de Minas. Do total, 12% relataram perda de animais e 17%, perda de produção agrícola. No Sul, o problema é oposto: a seca vem afetando drasticamente a atividade. A estimativa é que a primeira safra caia dos estimados 28,6 milhões de toneladas para 24,8 milhões de toneladas.

“Já temos ações que vamos começar a trabalhar, como renegociações de dívidas, para que os produtores tenham algum tipo de alento”, sinalizou Tereza Cristina, após a reunião. A ministra também prometeu uma visita às áreas mais afetadas.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.