Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Banco Central diz que serviço de Pix está garantido, apesar da greve 

Instituição afirma que tem 'plano de contingência' para manter serviços. Servidores param na sexta, por aumento salarial de 26,3%

Christina Lemos|Do R7

Banco Central: apelo por 'responsabilidade e compromisso' dos servidores
Banco Central: apelo por 'responsabilidade e compromisso' dos servidores Banco Central: apelo por 'responsabilidade e compromisso' dos servidores

O comando do Banco Central divulgou na manhã desta terça um comunicado em resposta à decisão de servidores de iniciar uma greve por aumento salarial a partir da próxima sexta-feira. O BC afirma ter “planos de contingência para manter o funcionamento dos sistemas críticos para a população, os mercados e as operações das instituições reguladas, tais como STR, Pix, Selic, entre outros”. Ontem, um dos efeitos do movimento dos servidores foi o atraso da divulgação do Boletim Focus, com as projeções econômicas do mercado.

No comunicado público, a autoridade monetária tenta esclarecer seu ponto de vista sobre a greve, decidida ontem — os servidores do Banco Central reivindicam reajuste salarial de 26,3%, num movimento em reação ao anúncio do presidente Bolsonaro de que pretende dar aumento a policiais rodoviários e federais. O BC afirma que “reconhece o direito dos servidores de promoverem manifestações organizadas”. Numa tentativa de reverter o impacto negativo do movimento, declara que “confia na história de dedicação, qualidade e responsabilidade dos servidores e de seu compromisso com a instituição e a sociedade”.

Os funcionários do BC se juntam a outros servidores federais, como os do INSS e do Tesouro Nacional, que também iniciaram paralisações para pressionar o governo por aumentos. Em Brasília, há a expectativa de que o presidente Bolsonaro anuncie ajuste para policiais nesta semana, o que agravou a reação das outras categorias. 

Os funcionários do BC vêm fazendo paralisações diárias de cerca de 4 horas há mais de dez dias e aprovaram ontem a greve a partir de sexta, por tempo indeterminado. O blog apurou que a principal preocupação do comando da instituição é com o fluxo de serviços que afetam diretamente a população, como os pagamentos via Pix — o que motivou a manifestação pública do BC nesta terça, para reforçar que o sistema está garantido. 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.