Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Candidatura única: Temer e Maia vão à "quinta sem lei" de Heráclito Fortes

Democrata tenta articulação informal em busca de uma candidatura de consenso entre partidos de centro

Christina Lemos|Do R7

O senador Heráclito Fortes, Dem/PI
O senador Heráclito Fortes, Dem/PI O senador Heráclito Fortes, Dem/PI

Colaborou: Taciana Collet, TV Record

Os encontros de quinta-feira realizados pelo deputado piauiense Heráclito Fortes, do Democratas, são conhecidos por “quinta sem lei” por promoverem conversas francas e informais entre convidados de alta patente política. Desta vez, Fortes reuniu à mesma mesa o presidente Michel Temer e Rodrigo Maia, presidente da Câmara, com o objetivo de favorecer uma aproximação entre os dois e de conquistar o deputado carioca para a tese da candidatura única de centro.

Convidado na noite de ontem, Temer concordou em quebrar o gelo nas relações que se tornaram delicadas com o presidente da Câmara, desde que o Democrata lançou-se candidato à Presidência. Maia também se sentiu excluído de outra iniciativa de Heráclito Fortes que, na semana passada, promoveu reunião entre representantes do PSDB, MDB, PTB e DEM, em busca de um nome de centro que possa ser competitivo nas eleições.

“Estou em busca de uma candidatura de consenso. Defendo que os políticos tenham juízo e protejam o país do que vem por aí” - declara Fortes, que não revela o teor da conversa entre Temer e Maia durante do almoço. Também participaram do encontro os ministros Moreira Franco, de Minas e Energia, Pádua Andrade, da Integração Nacional, Paulo Cafarelli, presidente do Banco do Brasil, além dos deputados Benito Gama, do DEM e Adilton Sachetti, do PRB.

Publicidade

Sachetti foi responsável pelo churrasco servido aos convidados, com cortes de carne trazidos de seu estado, o Mato Grosso. “Fiquei com a impressão de que o presidente Temer gostou bastante da nossa carne. Mas de política trata o Heráclito, que foi o anfitrião. Eu só fui o churrasqueiro”, desconversa.

Manifesto do Pólo Democrático - O deputado Heráclito Fortes, que tem assumido a articulação informal da candidatura única de centro e obteve o aval do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso para a iniciativa, não confirma que o grupo deva lançar um manifesto até o final deste mês, com as diretrizes para esta candidatura. “Isso me parece mais proselitismo do Marcos Pestana. Não conheço o texto. Vou pedir uma cópia a ele” - declara, em referência ao deputado tucano de Minas Gerais, que também participa das reuniões. “O perigo deste tipo de texto é dividir ainda mais, quando o que se pretende é justamente o contrário”, completa Fortes.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.