Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Começa transferência de pacientes com covid de Manaus a 8 capitais

Ação é coordenada pelo Ministério da Saúde para desafogar a rede hospitalar da capital do Amazonas, que entrou em colapso

Christina Lemos|Do R7*

Pacientes de Manaus são transferidos para outras capitais para tratar covid-19
Pacientes de Manaus são transferidos para outras capitais para tratar covid-19 Pacientes de Manaus são transferidos para outras capitais para tratar covid-19

Cerca de 150 pacientes com covid-19 de Manaus (AM) começaram a ser transferidos para oito capitais brasileiras nesta sexta-feira (15). A operação é coordenada pelo Ministério da Saúde e pelos governos estaduais e do Distrito Federal, com o objetivo é aliviar a rede hospitalar - pública e privada - da capital do Amazonas.

Duas aeronaves C-99 da FAB (Força Aérea Brasileira) já iniciaram o transporte dos doentes. Hoje de manhã, o primeiro avião embarcou para Teresina (PI), onde chegar por volta de 11h30. Neste voo, estão 9 doentes e 5 profissionais de saúde. Há outra aeronave da FAB em solo em Manaus, à espera dos pacientes para serem transferidos.

Os doentes serão levados, de avião, para São Luís (MA), que disponibilizou 40 leitos; Teresina (PI), com 30; João Pessoa (PB), com 15; Natal (RN), com 10; Goiânia (GO), com 20; Fortaleza (CE), com 4 leitos; Recife (PE), com 10; e Distrito Federal, com 20 vagas.

O Secretário Executivo do Ministério da Saúde, Elcio Franco, afirmou que "vários governadores já se colocaram à disposição para recepcionar pacientes com covid-19 em seus Estados e prontamente reservaram suas estruturas hospitalares para dar o apoio necessário para atender aos pacientes do Amazonas". 

Publicidade

Transporte dos doentes

Equipe médica local decide quem será transferido
Equipe médica local decide quem será transferido Equipe médica local decide quem será transferido

A escolha dos pacientes que serão transferidos será feita pelas equipes médicas da capital do Amazonas, e o transporte será feito em dois aviões da FAB (Força Aérea Brasileira), que levam até 25 pacientes deitados em macas.

Eventualmente, segundo o ministério, os doentes poderão ser levados em aviões de carreira ou fretados. Se isso for necessário, o deslocamento será feito com médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem.

Publicidade

Quando os pacientes chegarem nos oito Estados, o transporte será feito por ambulâncias sob coordenação dos governos locais.

Colapso no Amazonas

A falta de oxigênio se tornou o principal gargalo do sistema de saúde do Estado. Para amenizar a falta do produto, dois aviões da FAB (Força Aérea Brasileira) chegaram hoje a Manaus com cilindros.

Publicidade

Ainda segundo o ministério, foram entregues 125 mil máscaras N95, 247,8 mil máscaras cirúrgicas e 200 mil luvas aos profissionais de saúde do Amazonas.

A pasta disse que enviou ao Estado também 180 monitores, 373 bombas de infusão, 6.900 equipos, 78 ventiladores pulmonares (40 exclusivos para o interior do estado), 250 mil cápsulas de oseltamivir e 700 cilindros de oxigênio.

* Com a colaboração de Lívia Veiga, da Record TV Brasília

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.