Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Frio de até -16°C agravará drama humanitário na Ucrânia

Temperatura diminuirá gradativamente até a sexta (11). Populações desabrigadas e também soldados serão afetados

Christina Lemos|Do R7

Risco de hipotermia afeta principalmente crianças e idosos desabrigados
Risco de hipotermia afeta principalmente crianças e idosos desabrigados Risco de hipotermia afeta principalmente crianças e idosos desabrigados

A partir desta terça (8) até o sábado (12) a previsão do tempo na Ucrânia, principalmente na região da capital, Kiev, agravará o sofrimento do grande número de habitantes que deixam suas casas para fugir da guerra. A temperatura deve baixar para -10°C até a sexta (11), com sensação térmica de até -16°C em algumas horas do dia por causa do efeito do vento. A situação preocupa particularmente por causa do alto número de pessoas abrigadas precariamente. Segundo levantamento da ONU, nos próximos dias o número de refugiados ucranianos chegará a 2 milhões.

A partir de hoje, a temperatura na região de Kiev baixará para valores negativos, progredindo para mínimas de -6°C nesta quarta (9), -9°C na quinta (10), -10°C na sexta, com possibilidade de nevasca. Em condições normais, o clima frio faz parte da rotina dos habitantes da região, que têm suas casas aquecidas pelo sistema de calefação a gás.

Milhares de ucranianos, no entanto, encontram-se neste momento sob condições precárias: em estações de metrô, abrigos em subsolos ou barracas de atendimento a refugiados – sem proteção contra baixas temperaturas. O risco de casos de hipotermia, nessas situações, aumenta principalmente entre crianças e idosos.

Soldados russos e ucranianos, também expostos às mesmas condições, enfrentarão as dificuldades do rigor do inverno na região. Historicamente, as baixas temperaturas mudaram as situações de guerra em favor da Rússia, em vários episódios ao longo dos tempos, a ponto de se cunhar a expressão "general inverno". O mais célebre deles foi a vitória russa sobre os alemães na Batalha de Stalingrado, na Segunda Guerra Mundial. Despreparadas para as baixíssimas temperaturas, as tropas de Hittler tiveram de recuar perante o Exército russo – o maior do mundo à época.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.