Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Grupo conservador TPUSA anuncia palestra de Bolsonaro nesta sexta

Ex-presidente falará a estudantes e brasileiros na Flórida. E deve estender permanência nos EUA com visto de turista

Christina Lemos|Do R7

Bolsonaro: teste para retomada de exposição pública.
Bolsonaro: teste para retomada de exposição pública. Bolsonaro: teste para retomada de exposição pública.

Uma nova palestra do ex-presidente Jair Bolsonaro é divulgada pela entidade conservadora Turning Point USA para esta sexta-feira, 3, em Miami, nos EUA. Será a segunda exposição pública ampla de Bolsonaro desde que chegou aos Estados Unidos, no dia 30 de dezembro de 2022, ainda como presidente da República.

Os eventos têm funcionado como teste para retomada das aparições e declarações de Bolsonaro, que adotou o silêncio, com raras exceções, desde a derrota eleitoral para Lula, em outubro. Nesta terça, o ex-presidente participou de palestra organizada por brasileiros residentes na Flórida e optou por um tom ameno, evitando confronto direto com adversários políticos, apesar das críticas ao novo governo. Chegou a prever, no entanto, que Lula não concluirá o mandato.

A participação de Bolsonaro, até o momento, neste tipo de evento, não prevê remuneração. Como o ex-presidente pleiteia visto de turista junto a autoridades migratórias americanas, não pode exercer qualquer tipo de atividade remunerada. O documento sinaliza para a intenção de Bolsonaro de permanecer em solo americano, e permite que a estadia, em tese, dure por seis meses.

A organização que convoca para o evento é conhecida por ser uma espécia de defensora de ideais conservadores no meio acadêmico. A TPUSA, no entanto, já esteve envolvida em polêmicas, como o episódio em que manifestantes neonazistas agitaram bandeiras diante da sede de um evento promovido pela entidade, em 2022.

Caso se confirme, a palestra ocorrerá apenas uma semana antes da chegada de Lula aos Estados Unidos. O presidente brasileiro tem um encontro com o colega Joe Biden previsto para o dia 10. 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.