Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Sem fato novo, 81% dos eleitores já decidiram voto, diz pesquisa

A dois domingos do primeiro turno, índice de decisão do eleitor atinge recorde: apenas 17% declaram que ainda podem mudar voto, segundo sondagem da FSB-BTG Pactual

Christina Lemos|Do R7

Eleitor decidido: 89% dos que escolhem Bolsonaro e 86% dos que preferem Lula dizem que não mudarão voto.
Eleitor decidido: 89% dos que escolhem Bolsonaro e 86% dos que preferem Lula dizem que não mudarão voto. Eleitor decidido: 89% dos que escolhem Bolsonaro e 86% dos que preferem Lula dizem que não mudarão voto.

De acordo com levantamento da FSB, encomendado pelo BTG-Pactual, divulgado na manhã desta segunda-feira, o cenário eleitoral está cristalizado, com pequena margem para oscilação de votos, já que a ampla maioria dos eleitores, 81%, declaram que já fizeram sua escolha e não pretendem mudar de voto. Há 19 dias da ida às urnas, o resultado indica maior dificuldade para os candidatos na conquista de apoio relevante a ponto de reverter o atual cenário, a menos que ocorra um fato novo de alto impacto, uma vez que apenas 17% dos eleitores declaram que ainda podem alterar sua escolha para presidir o país.

A pesquisa indica que há mais alto grau de convicção entre os eleitores de Jair Bolsonaro (PL): 89% deles se declaram decididos, sem chance de mudar o voto. A polarização fica clara, com percentual também alto de eleitores convictos de Lula (PT): 86% afirmam que já tomaram sua decisão e não deixam margem à mudança de posição na escolha.

Entre os demais concorrentes, 34% dos eleitores de Ciro Gomes (PDT) admitem mudar de voto no primeiro turno. E 36% dos que votam em Simone Tebet (MDB) ainda estariam abertos a alterar sua escolha. Os dois candidatos têm, respectivamente, 7% e 5% das intenções de voto.

A sondagem da FSB-BTG Pactual foi feita entre 09 e 11 de setembro. É a décima terceira rodada da pesquisa, feita por telefone.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.