Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Temer adia decisão sobre desistir de candidatura

Presidente estava disposto a fazê-lo nesta terça, mas acatou sugestões de não renunciar agora  em função do andamento das investigações contra ele

Christina Lemos|Do R7

Michel Temer - 800
Michel Temer - 800 Michel Temer - 800

O presidente Michel Temer, que se preparava para anunciar a desistência de se candidatar à reeleição, adiou o anúncio. A previsão era de que isso ocorresse nesta terça, durante evento do MDB. No mesmo ato, o partido sagraria Henrique Meirelles como único pré-candidato da legenda. “Esta construção está em andamento, mas há resistências”, afirma integrante da cúpula emedebista.

Pesou na decisão pelo adiamento o noticiário sobre o inquérito dos Portos, que traz o conteúdo do depoimento da filha do presidente. Auxiliares de Temer ponderaram que uma desistência agora pareceria capitulação diante das acusações e avaliam que ele precisa se manter como “player” importante no jogo pré-eleitoral. Desejam que Temer mantenha sua candidatura, o ministro Moreira Franco, de Minas e Energia, e o marqueteiro Elsinho Mouco, dois dos principais interlocutores do presidente.

A indefinição frustrou os planos de uma ala do MDB, que espera que o afastamento de Temer do projeto de reeleição favoreça os acordos regionais. A cúpula do partido tinha tudo pronto para a tacada política, que ocorreria durante o lançamento das diretrizes programáticas do MDB, batizadas de Encontro com o Futuro, uma continuação do documento Ponte para o Futuro, de 2015.

Mesmo sem a definição sobre a candidatura, o evento está mantido para as onze da manhã desta terça, na sede do MDB, no Lago Sul, em Brasília. “Lançaremos esta primeira versão do documento para discussão com as bancadas do partido no Congresso e diretórios regionais”, declara Romero Jucá, presidente do MDB.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.