Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Temer dá aval, e Brasil vai à OMC recorrer contra bloqueio do frango

Blairo Maggi, ministro da Agricultura, obteve hoje o sinal verde do presidente para fazer uma reclamação formal contra embargo

Christina Lemos|Do R7

Blairo Maggi, ministro da Agricultura, discursa em um evento
Blairo Maggi, ministro da Agricultura, discursa em um evento Blairo Maggi, ministro da Agricultura, discursa em um evento

O ministro da Agricultura, Blairo Maggi, obteve hoje o sinal verde do presidente Michel Temer e entrará com uma reclamação formal junto à Organização Mundial do Comércio contra o embargo imposto pela União Européia à carne de frango produzida por 20 frigoríficos brasileiros.

Para o ministério da Agricultura, “a medida na prática é uma barreira comercial disfarçada de barreira sanitária”.

Para as autoridades brasileiras e produtores do setor, a UE cria dificuldades ao produto brasileiro para forçar a venda do frango pela modalidade extra-cota, sobre a qual incide o pagamento de alta tarifa em impostos, somando cerca de R$ 4.300 por tonelada.

A iniciativa do governo brasileiro junto à OMC indica disposição política de enfrentar a questão, já que o Brasil entende que não infringe qualquer norma sanitária. A carne de frango exportada estaria dentro de padrões rígidos aceitos em várias parte do mundo e pela própria UE.

“Todos os frigoríficos que estão exportando não exportam só para a Europa. Eles têm mercado interno, tem mercado na Ásia, no México e em vários lugares do mundo. Temos um problema, mas que não é o fim do mundo”, declarou o ministro Blairo Maggi, que também vai buscar a via da negociação.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.