Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Cinco dicas para quem quer começar a poupar e investir

Brasileiro não tem o hábito de guardar dinheiro e a maioria ainda aposta na poupança. Veja o que é preciso fazer para mudar essa situação

Economia em cinco minutos|Karla Dunder, do R7

Poupar é fundamental para uma aposentadoria tranquila
Poupar é fundamental para uma aposentadoria tranquila Poupar é fundamental para uma aposentadoria tranquila

O brasileiro não consegue ou não tem o hábito de poupar e muito menos de investir. Pesquisa realizada pelo SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) e pela Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) mostrou que 73, 1% dos brasileiros não conseguiram reservar nenhuma quantia.

E a maioria — 60,8% — ainda aposta na poupança.

Investir não é prioridade para a maioria dos brasileiros, como mostram os números, mas pode ser um caminho para uma vida mais tranquila. Ter reserva para imprevistos e para a aposentadoria é fundamental.

Poupar é o equivalente a ir a uma academia: todo mundo sabe que precisa ser feito, mas sempre falta aquele empurrãozinho para começar e permanecer. Para ajudar nesse processo, o Economia em 5 Minutos ouviu o educador financeiro Thiago Nigro e reúne cinco dicas preciosas para quem quer começar a investir:

Publicidade

1º Passo – Seja consciente

Você não vai enriquecer do dia para a noite. É preciso pensar a longo prazo, ter objetivos claros. O primeiro e fundamental passo é a mudança de mentalidade. Ter consciência de que precisa ter reservas.

Publicidade

O segundo ponto é definir para quê, onde quero chegar. E ter consciência de que os benefícios dessa atitude virão a longo prazo.

Tenha objetivos claros: poupar para a aposentadoria ou para uma viagem. Metas ajudam a ter disciplina.

Publicidade

2º Passo – Diagnóstico Financeiro

Não adianta querer poupar se não se sabe o quanto entra de dinheiro e o quanto é gasto. A velha e boa planilha de orçamento ajuda a ter um controle melhor das contas. Quanto posso investir? A partir dali desse mapeamento fica mais claro saber o valor disponível.

Na sequência, surge a planilha da riqueza, um balanço do patrimônio. Todo o mês é preciso atualizar o saldo bancário, por exemplo. Um dos sentidos de trabalhar e poupar é o de ampliar seus bens.

3º Passo – Fuja dos bancos

Este é o momento de escolher o melhor investimento. No geral, as pessoas procuram os bancos. Mas para Nigro, o melhor caminho é procurar uma corretora, que consegue visualizar os melhores investimentos em diferentes instituições bancárias e não se importam com o valor. “É possível investir R$ 30 sem cara feia de gerente”.

4º Passo – Conta Digital

Tenha conta em um banco digital, aqueles que oferecem produtos e serviços de forma digital. Não adianta investir e gastar com transferências e serviços caros cobrados pelos bancos comerciais. A conta digital não tem taxa, nem custos fixos.

5º Passo – Carteira de Investimentos

Em um primeiro momento vale a pena investir em um fundo, um investimento seguro e que rende mais que a poupança.

Já a longo prazo, além do dinheiro reservado para a aposentadoria, vale pensar em investimentos com um risco maior como ações ou fundos imobiliários.

Não existe uma regra sobre o valor a ser poupado, mas se conseguir guardar 10% da sua renda, isso pode ajudar a ter uma aposentadoria mais tranquila.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.