Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Casal que brigou no aeroporto por coelho é apaixonado pela natureza

KLM reconheceu 'equívoco interno' no embarque em Guarulhos. Site da companhia diz que 'seu pet merece uma experiência de viagem tão boa quanto a sua'.

Luiz Fara Monteiro|Do R7

Casal embarca com o pet depois de confusão em Guarulhos
Casal embarca com o pet depois de confusão em Guarulhos Casal embarca com o pet depois de confusão em Guarulhos

As cenas inacreditáveis de violência em pleno terminal internacional (assista aqui) ganharam a internet e foram exibidas em vários telejornais.

Boquiabertos, internautas e telespectadores assistiram a confusão entre o casal que queria embarcar com o coelhinho e funcionários da KLM, em Guarulhos.

Os passageiros, identificados como Jorge Guadalupe e Gabriella Guadalupe, alegavam que tinham toda a documentação para a viagem com o pet, incluindo uma autorização judicial e da companhia.

Fotos com várias espécies animais são vistas com abundância nas redes sociais do casal.

Publicidade

A empresa assumiu o erro. Alegou "equívoco interno".

A tripulação teria desconhecimento sobre o transporte excepcional do animal na cabine. 

Publicidade

Revoltado por seguir a legislação e não ser compreendido, o casal se envolveu em cenas de violência, o que é sempre questionável. 

No site da KLM, ao se referir aos "animais de estimação", a companhia diz: "seu amigo peludo merece uma experiência de viagem tão boa quanto a sua"

Publicidade

O texto especifica cães a gatos, espécies mais comuns. 

No ítem "Preparando a viagem do seu animal de estimação", a companhia afirma que "a preparação é essencial"

O trecho "documentos de viagem" é extenso. 

Jorge Philipe e o coelhinho: "meu príncipe"
Jorge Philipe e o coelhinho: "meu príncipe" Jorge Philipe e o coelhinho: "meu príncipe"

Diz a companhia holandesa:

"Não deixe de providenciar as vacinas, certificados de saúde e documentos de viagem do seu animal de estimação com bastante antecedência.

Cães e gatos que viajam dentro da União Europeia precisam estar identificados com um chip eletrônico. Também precisam ter um passaporte europeu, confirmando que as vacinas estão em dia. Podem haver outras regras para viagens fora da União Europeia. Recomendamos consultar as embaixadas de seus países de partida, conexão e chegada para saber quais documentos são necessários"

A KLM conclui: 

"Seu animal de estimação foi recusado no embarque ou na chegada por descumprimento das regras estabelecidas por nós, ou pelo país de partida, conexão ou chegada? Neste caso a KLM não é responsável pelos custos decorrentes desta recusa (como taxa de remarcação de bilhetes, acomodação ou gastos com o canil)"

Segundo a legislação, para transportar quaisquer animais além de cães e de gatos para o exterior é necessária a Guia de Trânsito Animal (GTA). O documento é emitido pelo Ministério da Agricultura ou pelo órgão de defesa sanitária nos estados.

Nas redes sociais, o casal com uma leoa
Nas redes sociais, o casal com uma leoa Nas redes sociais, o casal com uma leoa

De acordo com a Associação Brasileira das Empresas Aéreas, (Abear), para levar animais para outros países ou trazê-los para o Brasil, é preciso verificar três itens principais:

1. Se a espécie do animal é aceita no país

2. Quais vacinas são exigidas

3. Com que antecedência deve ser emitido o Certificado Zoossanitário Internacional (CZI). A certidão é expedida pela Vigilância Agropecuária Internacional do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Para donos de pets sem experiência nesse tipo de transporte, é preciso lembrar que para voos domésticos, cada companhia tem suas regras.

O casal se define como "dois apaixonados pelo mundo, pela natureza e por trilhas".

Jorge Phillipe: "Se passar mais tempo com animas você se torna uma pessoa melhor"
Jorge Phillipe: "Se passar mais tempo com animas você se torna uma pessoa melhor" Jorge Phillipe: "Se passar mais tempo com animas você se torna uma pessoa melhor"

Jorge e Gabriella já realizaram várias viagens internacionais.

Nas redes sociais, são vistos abraçando outros animais, como cães, patos, aves e até um leão no polêmico Zoológico de Luján, na Argentina.

"Se você passar muito tempo com os animais, corre o risco de se tornar uma pessoa melhor", diz Jorge em um dos posts, beijando o coelho de estimação.

Que não ficou para trás e depois de muita luta, seguiu para Amsterdã.

Nota: o blog atualizou o texto após o autor constatar ter feito juízo de valor sobre a relação humana com animais. Nosso foco está na aviação e em assuntos relacionados ao setor.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.