Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Yamaha traz ex-piloto de motovelocidade ao Brasil para curso

Instrutor esteve no Brasil para multiplicar curso para scooter, desenvolvido no Japão

Moto Segurança e Trânsito|André Garcia, do R7

Kato Yoshiaki comemorando 2º lugar e aplaudido pelo vencedor Valentino Rossi então com 17 anos
Kato Yoshiaki comemorando 2º lugar e aplaudido pelo vencedor Valentino Rossi então com 17 anos Kato Yoshiaki comemorando 2º lugar e aplaudido pelo vencedor Valentino Rossi então com 17 anos

Os scooters cada vez mais conquistam os brasileiros em função de sua praticidade e facilidade de condução. Contudo, é fato de que este tipo de veículo, como o NMax 160 ABS e o Neo 125, tem suas peculiaridades, como ausência de embreagem, câmbio automático do tipo CVT e até mesmo a ciclística – que privilegia sobretudo a agilidade no uso urbano – e na dinâmica de condução. Por essa razão, equivocado o curso de pilotagem que mistura scooter (motoneta) com motocicleta no mesmo ambiente de instrução, dado essas peculiaridades e necessidade de orientação diferenciada ao aluno. 

Para explorar o máximo que podem oferecer, sempre tendo a condução segura como objetivo principal, é que a Yamaha realizou pela primeira vez no Brasil, um treinamento exclusivo e de alto nível para este tipo de veículo.

Instrução durante formação de funcionários da Ecovias
Instrução durante formação de funcionários da Ecovias Instrução durante formação de funcionários da Ecovias

Para isso, a Yamaha Motor do Brasil pôde contar com um de seus principais instrutores da marca em todo mundo. O japonês Kato Yoshiaki iniciou sua carreira como piloto, disputando inclusive os campeonatos mundiais de 125 e 250cc. Durante sua trajetória em vários países como Espanha, Alemanha, Itália e Japão, o Instrutor do YRA (Yamaha Riding Academy) e competindo ao lado de nomes como Valentino Rossi. Aliás, em 1997 com 33 anos e prestes a se aposentar, chegou em 2º lugar no GP da Alemanha em Nürburgring, em 1º ninguém menos que Valentino Rossi então com 17 anos.

O curso foi realizado nas instalações da Concessionária Ecovias em São Paulo e foi ministrado a dez instrutores de pilotagem da YRA do Brasil, que como primeiro teste para certificação pelo YRA do Japão, instruiu funcionários da Ecovias que são motociclistas.

Publicidade

A Parceria entre a Yamaha Motor do Brasil e a Ecovias não é nova, acontecendo outras vezes, inclusive com outros instrutores de pilotagem vindos do Japão.

André Garcia durante demonstração de frenagem
André Garcia durante demonstração de frenagem André Garcia durante demonstração de frenagem

“Sabemos que a maioria dos acidentes que envolvem motociclistas, acontece na maioria das vezes, quando os condutores não seguem regras básicas de segurança. Treinamento como este de pilotagem defensiva orientado pela Yamaha com funcionários da Ecovias vai ao encontro de uma das principais metas da concessionária e da Artesp, que é a de reduzir cada vez mais o número de acidentes nas rodovias paulistas”, comenta o analista de tráfego da Ecovias, Douglas Albiero.

Publicidade

Para Kato Yoshiaki, “por ser considerado um veículo de entrada, boa parte dos usuários são principiantes no mundo das duas rodas e com pouca experiência. E apesar de serem fáceis de pilotar e aparentemente inofensivos, os scooters não deixam de ser uma motocicleta, por isso é preciso aprender regras e técnicas para uma pilotagem defensiva, mais segura e por fim mais prazerosa”, e completa: “ao informar o público que chega ao motociclismo, estaremos disseminando a segurança”.

Demonstração seguida de instruções
Demonstração seguida de instruções Demonstração seguida de instruções

Algo que me chamou muito atenção, foi com a filosofia japonesa durante todo treinamento, a preocupação minuciosa com segurança e o objetivo latente de que o exemplo faz parte de todo processo educativo. No primeiro dia, me senti como o personagem Daniel Sam (Ralph Macchio) no filme “Karate Kid” onde Senhor Miyagi (Pat Morita) mandava lavar o carro, limpar a parede, tirar e colocar um casaco.

Publicidade
Entrega do diploma com emoção pela evolução na pilotagem
Entrega do diploma com emoção pela evolução na pilotagem Entrega do diploma com emoção pela evolução na pilotagem

Além da instrução focada em scooters, o renomado instrutor japonês ministrou um outro curso, focado em motocicletas de alta cilindrada da marca dos diapasões, que também tive o privilégio de participar.

Aprender sempre...

Mais fotos, click aqui

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.