Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Paciente cede lugar a médico ferido em leito de hospital sírio; veja

Cena indica que já não há mais diferenciação entre combatentes e civis, conforme mostra vídeo da organização Médicos sem Fronteiras

Nosso Mundo|Eugenio Goussinsky, do R7

Hospitais na Síria têm sido atacados
Hospitais na Síria têm sido atacados Hospitais na Síria têm sido atacados

Em um momento no qual os combates em Damasco prosseguem, a guerra da Síria, que já completou sete anos e dois meses, tem se transformado em um conflito sem limitações éticas, com uma desobediência permanente à Convenção de Genebra.

Uma das práticas mais recorrentes é o bombardeio a hospitais. A situação, conforme afirmou a organização Médicos sem Fronteiras (MSF), se tornou tão caótica e indiscriminada, que não se diferencia mais os combatentes dos civis e dos profissionais que atuam em auxílio às vítimas.

'Ficaremos até o fim': A batalha de um médico para salvar vidas na Síria

Um vídeo publicado pela entidade reflete bem o que está ocorrendo neste momento. Em referência aos bombardeios de Ghouta Oriental, em abril último, há, em forma de ilustração, a informação de uma ocorrência (mais uma) dramática.

Publicidade

Em um hospital bombardeado, há um homem ferido deitado, enquanto três, ainda em melhores condições, estão ao lado do leito. E o vídeo tem início com uma pergunta: quem é quem?

Os quatro componentes da cena são o médico, o paciente, o filho traumatizado e o estudante de medicina. E, de forma surpreendente, é revelado que é o médico quem está deitado no leito, após ser ferido no bombardeio. Ele é tratado pelo estudante de medicina, que assumiu a condição de médico.

O filho do médico, traumatizado, segura o suporte da bolsa de soro, tendo substituído o enfermeiro que morreu na ação. E, sentado, com as mãos na cabeça, está o paciente que teve de ceder seu lugar no leito para o médico, em razão das precárias condições do hospital. Veja o vídeo do MSF.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.