Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Cartão de crédito: posso pagar o mínimo dois meses seguidos?

O que é que eu faço Sophia|Sophia Camargo

Consumidor só pode ficar no rotativo do cartão por 30 dias
Consumidor só pode ficar no rotativo do cartão por 30 dias Consumidor só pode ficar no rotativo do cartão por 30 dias

O leitor Evandro está com uma dúvida sobre as regras do cartão de crédito. Ele mandou e-mail para sophiacamargo@r7.com e perguntou:

“Este mês paguei o mínimo da fatura de meu cartão de crédito. No próximo mês posso pagar o total mesmo com juros ou já terei de pagar parcelado obrigatoriamente?

Resposta:

Segundo as novas regras do cartão de crédito que entraram em vigor em abril, o consumidor que não pagar integralmente a tarifa do cartão de crédito só vai poder ficar no rotativo por 30 dias.

Publicidade

Depois desse prazo, ou paga a fatura cheia, ou obrigatoriamente terá de parcelar a dívida.

O banco já envia as sugestões de parcelamento na própria fatura. O consumidor pode aceitar a sugestão de parcelamento do cartão ou pode contratar outro financiamento (até em outro banco) para quitar a dívida, como pegar um consignado para quitar a fatura. 

Publicidade

“Se fizer um parcelamento, o consumidor pode, a qualquer tempo, antecipar o pagamento das parcelas com desconto proporcional dos juros”, diz o coordenador do núcleo de superendividados do Procon-SP, Diógenes Donizete. Vale lembrar que quanto maior o prazo, mais juros o consumidor vai pagar.

Para saber de quanto precisa para pagar o valor total da fatura, o consumidor deve ligar na central do cartão e pedir que informem o valor da dívida, já que esta pode ir além do valor total da fatura. “As pessoas se esquecem de somar as compras parceladas, às vezes com juros. Se pagar adiantado, os juros devem ser abatidos.”

Publicidade

Se não puder pagar à vista, o melhor caminho para ter menos riscos de se endividar é escolher um empréstimo com a menor taxa de juros. Veja, abaixo, como uma dívida de R$ 1.000 cresce em um ano dependendo da modalidade de empréstimo escolhida. As taxas são as médias praticadas pelo mercado segundo pesquisa do Banco Central no mês de novembro. 

Os cálculos foram feitos utilizando a calculadora "Valor futuro de um capital" do Banco Central:

Se ainda tiver mais dúvidas sobre economia, dinheiro, direitos e tudo mais que mexe com o seu bolso, envie suas perguntas para “O que é que eu faço, Sophia?” pelo e-mail sophiacamargo@r7.com

Curta no Facebook

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.