Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Apagão no AP: Justiça determina afastamento da diretoria da Aneel

Medida foi tomada com o intuito de preservar a apuração da responsabilidade do blecaute que atinge os amapaenses há mais de 15 dias

R7 Planalto|Plínio Aguiar, do R7

Amapá tem protestos por falta de energia elétrica
Amapá tem protestos por falta de energia elétrica Amapá tem protestos por falta de energia elétrica

Após a crise de energia elétrica que atinge o Amapá há mais de 15 dias, a Justiça Federal determinou o afastamento provisório da diretoria da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) pelo prazo de 30 dias. A decisão também é válida para os atuais diretores do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico).

A decisão, tomada com o intuito de preservar a apuração da responsabilidade do apagão que atinge os amapaenses, foi dada nesta quinta-feira (19) pelo juiz federal João Bosco Costa Soares da Silva, da 2ª Vara. O pedido, por sua vez, foi feito pelo senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP).

Leia mais: Amapá: transformador de energia tem previsão de funcionar até dia 26

O senador Rodrigues argumenta que relatórios do governo federal indicam que os órgãos que fiscalizam o setor elétrico sabiam da condição dos equipamentos e dos riscos de um apagão, tanto que documentos do Ministério de Minas e Energias, da ONS e da Aneel demonstram que a subestação atingida operava no limite da capacidade há dois anos.

Publicidade

Na decisão, o juiz diz que a interrupção no fornecimento de energia elétrica já se estende por mais de 15 dias, tendo efeitos danosos deste apagão, já considerado o maior e mais prolongado na história do país. “Diante de um pavoroso cenário de crise retratado pelo comprometimento na prestação de outros serviços essenciais como o fornecimento de água potável, serviços de comunicação, de saúde, segurança pública, dentre outros, tudo potencializado pelo avanço do contágio por coronavírus na capital e em municípios contíguos”, diz.

Veja também: CPI da Aneel ganha fôlego com apagão que atinge Amapá

Publicidade

“Não bastasse isso, a demora na solução do problema tem repercutido sensivelmente em diversos setores da economia do Estado, como na atividade comercial desenvolvida por médios e pequenos empreendedores, ocasionando, inclusive, o desabastecimento de alguns produtos alimentícios perecíveis, diante da impossibilidade de conservá-los, com incalculáveis prejuízos patrimoniais e mesmo morais ao povo do Amapá”, afirma Silva.

O Estado do Amapá voltou a registrar um novo apagão na noite da última terça-feira (17), duas semanas após a primeira ocorrência, que deixou mais de 13 cidades sem luz e, em alguns casos, também provocou queda no fornecimento de água. Moradores relatam a situação como uma zona de guerra.

Publicidade

A decisão do afastamento, explica o juiz, se dá a partir da gravidade dos fatos. “No meu entendimento, não será possível realizar com eficácia (a investigação sobre o apagão) caso os dirigentes da Aneel e do ONS permaneçam em suas funções, considerando o risco patente de restrição quanto ao acesso ou mesmo de extravio de documentos que possam comprometer ou elucidar a exata apuração dos fatos pelo Tribunal de Contas da União, que, aliás, já instaurou procedimento investigativo”.

Veja também: 'Decisão da Justiça é necessária para ressarcir amapaenses', diz Randolfe

A reportagem buscou contato com os envolvidos. O espaço está aberto para manifestação. 

Em nota, a Aneel disse que o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, vai ao Estado nesta quinta acompanhar os trabalhos e que respeita a decisão da Justiça. "Mas ações como essa acabam gerando ruído e prejudicando os trabalhos em um momento em que todos os esforços deveriam estar concentrados no restabelecimento pleno do fornecimento de energia no Amapá", finalizou. Minutos depois, a agência enviou uma nota, em que diz que não foi 'formalmente notificada' sobre a decisão, mas que irá entrar com recurso para revertir o quadro.

O ONS, por sua vez, disse que também segue empenhado na normalização do fornecimento de energia, que não foi notificado da decisão, mas que, assim que for, entrará com recurso.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.