Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Davi Alcolumbre (DEM-AP) é eleito presidente da CCJ do Senado 

Senador foi eleito por aclamação, quando não há votação. O senador Antonio Anastasia (PSD-MG) foi eleito vice-presidente

R7 Planalto|Mariana Londres, de Brasília

Davi Alcolumbre é eleito presidente da CCJ do Senado
Davi Alcolumbre é eleito presidente da CCJ do Senado Davi Alcolumbre é eleito presidente da CCJ do Senado

Davi Alcolumbre (DEM-AP), ex-presidente do Senado, foi eleito presidente da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Casa. Seu nome foi escolhido por aclamação, quando não há contagem de votos. Seu mandato é para o biênio 2021-2023. O senador Antonio Anastasia (PSD-MG) foi eleito vice-presidente.

A eleição por aclamação foi fruto de uma negociação com o MDB, e só foi selada na noite de ontem (23), em reunião entre Alcolumbre, o presidente Rodrigo Pacheco e senadores do MDB, que pretendiam lançar uma candidatura e disputar no voto com Alcolumbre. O MDB tem a maior bancada da Casa, com 15 senadores, e tinha o comando da CCJ com Simone Tebet (MS) no último biênio. 

Alcolumbre trabalhou pela eleição de Rodrigo Pacheco (DEM-MG), candidato apoiado por Jair Bolsonaro, e especulou-se que assumiria uma pasta na Esplanada dos Ministérios ao deixar à presidência do Senado. 

Na reunião da instalação da comissão e da sua eleição, neste quarta-feira (24), o senador já ouviu críticas do senador Jorge Kajuru (Cidadania-GO). 

Publicidade

"Eu espero estar errado, mas para mim a minha gestão aqui será desastrosa. A CCJ será um puxadinho do Palácio do Planalto, porque a sua ligação com o presidente Jair Bolsonaro é umbilical, completamente. Então não vejo um presidente que vai ter coragem de dizer não à ele. Mas se isso acontecer vou reconhecer feliz o meu erro". 

Despedida

Publicidade
Tebet em uma das audiências da CCJ no ano passado
Tebet em uma das audiências da CCJ no ano passado Tebet em uma das audiências da CCJ no ano passado

A senadora Simone Tebet (MDB-MS), que se mantém como membro titular da CCJ, ressaltou a alta produtividade da comissão, mesmo em meio à pandemia. Sob seu comando, a comissão realizou 93 reuniões e deu andamento à tramitação de 700 projetos, PECs, Ofícios e Mensagens. 

"A CCJ não fugiu dos debates. Pelo contrário, enfrentou-os com coragem e determinação", disse a senadora no discurso de despedida. Ela lembrou que durante a sua gestão, a CCJ debateu temas como Previdência Social; legislação de Trânsito; Fundos Constitucionais; Segurança Pública; direitos da Mulher, da Família e das pessoas menos favorecidas.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.